Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 187
DOS GÊNEROS ORAIS AOS GÊNEROS ESCRITOS: A RETEXTUALIZAÇÃO NO TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ORALIDADE, ESCRITA, RETEXTUALIZAÇÃO Comunicação Oral(CO) GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA

Resumo

Neste trabalho, buscamos analisar a prática de retextualização de gêneros orais em gêneros escritos no trabalho com a produção de textos no Ensino Fundamental, mais especificamente no primeiro e segundo anos, da Escola Municipal Professora Nila Rêgo, localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN. Para isso, nos baseamos fundamentalmente nos postulados teóricos de Marcuschi (2001) e Dell’Isola (2007) sobre os processos de retextualização e em seus estudos sobre os gêneros orais e escritos. Na análise percebemos que, em sua maioria, os textos apresentam marcas e recursos da oralidade, revelando, pois, que os alunos apresentam um certo desconhecimento das discrepâncias existentes entre a modalidade oral e a modalidade escrita da língua. É perceptível também a dificuldade que os alunos apresentam no emprego de conectivos de coesão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.