Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGAÇÃO DA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS ASPECTOS RELACIONADOS A NATUREZA DA CIÊNCIA

Palavra-chaves: ALUNOS, NATUREZA DA CIÊNCIA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37252
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3043
    "inscrito_id" => 1319
    "titulo" => "INVESTIGAÇÃO DA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS ASPECTOS RELACIONADOS A NATUREZA DA CIÊNCIA"
    "resumo" => "A natureza da ciência promove o entendimento dos elementos envolvidos na construção do conhecimento científico seu estudo é um elemento essencial no ensino. O objetivo desse estudo foi analisar a concepção dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, sobre a natureza da ciência verificando se houve mudanças significativas nas concepções desses alunos ao concluírem ensino médio. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação do questionário VNOS-C (do inglês, Views of the Nature of Science, Form C). Esse questionário foi elaborado e validado por Norman Lederman e colaboradores, e foi utilizado nesta pesquisa a partir da tradução e adaptação realizada por Charbel Niño El Hani. O mesmo foi aplicado em duas etapas, a primeira ao ingresso dos alunos na instituição e a segunda ao final do ensino médio. A pesquisa se desenvolveu com uma abordagem quali-quantitativa das respostas de acordo com categorias criadas por El Hani inferindo valores com base na discussão das frequências de respostas consideradas adequadas, parcialmente adequadas, e inadequadas, posteriormente foi aplicado um Test “T” comparando os escores totais obtidos por cada aluno no pré- e no pós-teste. O resultado desse estudo mostrou que a maioria dos alunos possuem concepções inadequadas sobre a Natureza da Ciência, os dados atingiram um percentual de 61% nas respostas inadequadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALUNOS, NATUREZA DA CIÊNCIA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1319_03102017133900.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NUBIA DE SOUSA DA CONCEIÇAO"
    "autor_nome_curto" => "NUBIA SOUSA"
    "autor_email" => "nubiasousa2015@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37252
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3043
    "inscrito_id" => 1319
    "titulo" => "INVESTIGAÇÃO DA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS ASPECTOS RELACIONADOS A NATUREZA DA CIÊNCIA"
    "resumo" => "A natureza da ciência promove o entendimento dos elementos envolvidos na construção do conhecimento científico seu estudo é um elemento essencial no ensino. O objetivo desse estudo foi analisar a concepção dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, sobre a natureza da ciência verificando se houve mudanças significativas nas concepções desses alunos ao concluírem ensino médio. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação do questionário VNOS-C (do inglês, Views of the Nature of Science, Form C). Esse questionário foi elaborado e validado por Norman Lederman e colaboradores, e foi utilizado nesta pesquisa a partir da tradução e adaptação realizada por Charbel Niño El Hani. O mesmo foi aplicado em duas etapas, a primeira ao ingresso dos alunos na instituição e a segunda ao final do ensino médio. A pesquisa se desenvolveu com uma abordagem quali-quantitativa das respostas de acordo com categorias criadas por El Hani inferindo valores com base na discussão das frequências de respostas consideradas adequadas, parcialmente adequadas, e inadequadas, posteriormente foi aplicado um Test “T” comparando os escores totais obtidos por cada aluno no pré- e no pós-teste. O resultado desse estudo mostrou que a maioria dos alunos possuem concepções inadequadas sobre a Natureza da Ciência, os dados atingiram um percentual de 61% nas respostas inadequadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALUNOS, NATUREZA DA CIÊNCIA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1319_03102017133900.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NUBIA DE SOUSA DA CONCEIÇAO"
    "autor_nome_curto" => "NUBIA SOUSA"
    "autor_email" => "nubiasousa2015@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A natureza da ciência promove o entendimento dos elementos envolvidos na construção do conhecimento científico seu estudo é um elemento essencial no ensino. O objetivo desse estudo foi analisar a concepção dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, sobre a natureza da ciência verificando se houve mudanças significativas nas concepções desses alunos ao concluírem ensino médio. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação do questionário VNOS-C (do inglês, Views of the Nature of Science, Form C). Esse questionário foi elaborado e validado por Norman Lederman e colaboradores, e foi utilizado nesta pesquisa a partir da tradução e adaptação realizada por Charbel Niño El Hani. O mesmo foi aplicado em duas etapas, a primeira ao ingresso dos alunos na instituição e a segunda ao final do ensino médio. A pesquisa se desenvolveu com uma abordagem quali-quantitativa das respostas de acordo com categorias criadas por El Hani inferindo valores com base na discussão das frequências de respostas consideradas adequadas, parcialmente adequadas, e inadequadas, posteriormente foi aplicado um Test “T” comparando os escores totais obtidos por cada aluno no pré- e no pós-teste. O resultado desse estudo mostrou que a maioria dos alunos possuem concepções inadequadas sobre a Natureza da Ciência, os dados atingiram um percentual de 61% nas respostas inadequadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.