Atualmente várias formas têm sido propostas para aliar o conhecimento teórico ao prático, de maneira que os estudantes consigam compreender determinados conceitos e processos biológicos, dentre elas estão: as atividades experimentais, laboratoriais de campo, modelos didáticos, que facilitem o percurso didático do aprendiz. Os processos fisiológicos humanos são um dos mais relevantes para uma adequada alfabetização científica. Dentre os diversos métodos utilizados no ensino de ciências, o emprego de modelos e modelização vêm ganhando cada vez mais espaço no ambiente de aprendizagem, pois além de serem bastante acessíveis aos docentes devido ao baixo custo, facilitam a compreensão dos conteúdos, tornando as aulas mais atraentes e motivadoras. Pensando nisto é que o presente trabalho teve por objetivo utilizar a modelização didática como recurso metodológico no percurso da aprendizagem dos conteudos fisiologia humana na educação básica, contribuindo para avaliação dos conhecimentos dos estudantes de forma dinâmica, criativa e sem a coação normamelte geradas por prova tradicionais escritas. As atividades foram desenvolvidas com 24 estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, localizada em zona Urbana de Natal, Rio Grande do Norte. Os estudantes mostraram-se bastante criativos e empenhados durante a execução da construção dos modelos e apresentação para os demais participantes, apesar de algumas concepções alternativas ainda serem presentes, o que deu a chance do professor procurar superá-las. Conclui-se que a elaboração de modelos didáticos pelos estudantes, cooperou no entendimento anatômico e de processos fisiológicos, havendo maior interesse dos participantes pela aprendizagem, através do compartilhamento dos conteúdos estudados. Os materiais para elaboração destes modelos podem ser de baixo custo e sugere-se também o uso de materiais reciclados para sua confecção.