Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA INFORMÁTICA PARA INCLUSÃO DE DEFICIENTES INTELECTUAIS

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, INFORMÁTICA, PROJETO SOMAR Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre um assunto atual e pertinente, inclusão de deficientes intelectuais, abordando o uso de informática para auxiliar o aprendizado desses alunos, pois independente de ter uma deficiência intelectual ou não, cada indivíduo tem capacidade de aprender, mesmo que de maneira mais lenta ou diferente da costumeira, cabendo ao professor explorar essa capacidade de aprender que há em cada indivíduo. A vida de uma pessoa com deficiência passa a girar em torno de sua limitação ou incapacidade, quando as suas potencialidades, capacidades e aptidões não são levadas em conta, seja na escola, na convivência familiar ou social. A deficiência intelectual torna-se um impasse para o ensino nas escolas comuns, tornando-se necessário uma atenção e metodologias especiais, pela complexidade do seu conceito e pela grande quantidade e variedades de abordagens da mesma. Partindo do princípio de que a inclusão escolar não compreende apenas a inserção de estudantes com necessidades especiais no ensino regular, mas de assegurar e acreditar na sua capacidade de compreender e aprender os conteúdos. O programa Somar foi o software escolhido por esta pesquisa, por ser um programa voltado ao ensino da aplicabilidade social da matemática a jovens e adultos com deficiência intelectual; o programa pode ser instalado gratuitamente em computadores e tablets, e possibilita o domínio de habilidades que são fundamentais para que as pessoas em questão possam ter maior autonomia e independência nas suas práticas do dia a dia, e desfrutarem de uma inclusão totalitária, que abrange a escola, e a vida social.

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