DIMENSÃO DESIDERATIVA EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA: O ENSINO DE LITERATURA À LUZ DA ANTROPOLOGIA LITERÁRIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36478 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 934 "inscrito_id" => 6927 "titulo" => "DIMENSÃO DESIDERATIVA EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA: O ENSINO DE LITERATURA À LUZ DA ANTROPOLOGIA LITERÁRIA" "resumo" => "Este artigo apresenta o resultado final da pesquisa PIBIC “Análise do desenvolvimento da dimensão desiderativa de discentes em contexto de formação para o ensino da Literatura orientado pela Antropologia Literária”, realizada a partir de dois planos, sendo este artigo referente ao segundo plano, intitulado “Desenvolvimento da dimensão desiderativa de licenciandos(as) em Pedagogia da UFPB em contexto de formação para o ensino da Literatura Infantil orientado pela Antropologia Literária”. No contexto de minicurso oferecido em 2015 pelos projetos PROLICEN e PROBEX vinculados ao programa “Cinema articulado às noções de Antropologia Literária, sexta e sétimas artes respectivamente” (CANAL 67), esta pesquisa analisou mapeamentos e relatos experienciais de leitura sobre livro de literatura infantil, produzidos por participantes do minicurso oferecido a licenciandos de Pedagogia do Campus I da UFPB, com vistas a identificar efeitos da participação na formação para o ensino da literatura infantil sobre as habilidades de autoconsciência desiderativa e autoinvestigação subjetiva que compõem a competência inter-relacional desses cursistas. A diferença entre relatos e mapeamentos consiste no fato de que nesses últimos são aplicados conceitos da Teoria do Efeito estético, para a apreciação de uma obra de ficção. Ambos os grupos textuais foram analisados nas articulações entre teoria da antropologia literária e teoria da competência inter-relacional (no que tange à dimensão desiderativa dessa competência, abarcando as habilidades indicadas), com apoio na teoria psicanalítica. Examinou-se a correta aplicação de conceitos da antropologia literária (como negação, vazio, repertório, looping recursivo, quebra da good continuation) ao texto mapeado e, a partir dela, elementos da escrita dos participantes que indicavam a interferência de suas subjetividades (e, particularmente, de seus desejos, com respectivas habilidades de autoconsciência e autoinvestigação), tais como a referência à própria biografia e à própria leitura do livro analisado, em articulações de si com o objeto da apreciação, no contexto da experiência estética. Com isso, foi possível, num contexto de formação docente inicial, inferir o desenvolvimento das habilidades indicadas. Os participantes foram separados em dois grupos, um de Controle, que não recebeu treinamento para aplicar os conceitos da teoria literária; e outro Experimental, cujos participantes receberam o treinamento referido. Observou-se que o minicurso possibilitou aprendizado de conceitos da teoria do efeito estético e, nele, foram verificados efeitos da participação no minicurso sobre as mencionadas habilidades da dimensão desiderativa. A hipótese do estudo – o aprimoramento da experiência estética concorre para o desenvolvimento da competência inter-relacional – foi confirmada, já que, a partir das produções escritas, os sujeitos participantes refletiram sobre seus desejos e incluíram, em suas análises, memórias de infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "DIMENSÃO DESIDERATIVA DA COMPETÊNCIA INTER-RELACIO, FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM PEDAGOGIA, ENSINO DE LITERATURA INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6927_07092017170629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNIFER ADRIELLE TRAJANO LIMA" "autor_nome_curto" => "JENNIFER LIMA" "autor_email" => "jenniferadrit@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36478 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 934 "inscrito_id" => 6927 "titulo" => "DIMENSÃO DESIDERATIVA EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA: O ENSINO DE LITERATURA À LUZ DA ANTROPOLOGIA LITERÁRIA" "resumo" => "Este artigo apresenta o resultado final da pesquisa PIBIC “Análise do desenvolvimento da dimensão desiderativa de discentes em contexto de formação para o ensino da Literatura orientado pela Antropologia Literária”, realizada a partir de dois planos, sendo este artigo referente ao segundo plano, intitulado “Desenvolvimento da dimensão desiderativa de licenciandos(as) em Pedagogia da UFPB em contexto de formação para o ensino da Literatura Infantil orientado pela Antropologia Literária”. No contexto de minicurso oferecido em 2015 pelos projetos PROLICEN e PROBEX vinculados ao programa “Cinema articulado às noções de Antropologia Literária, sexta e sétimas artes respectivamente” (CANAL 67), esta pesquisa analisou mapeamentos e relatos experienciais de leitura sobre livro de literatura infantil, produzidos por participantes do minicurso oferecido a licenciandos de Pedagogia do Campus I da UFPB, com vistas a identificar efeitos da participação na formação para o ensino da literatura infantil sobre as habilidades de autoconsciência desiderativa e autoinvestigação subjetiva que compõem a competência inter-relacional desses cursistas. A diferença entre relatos e mapeamentos consiste no fato de que nesses últimos são aplicados conceitos da Teoria do Efeito estético, para a apreciação de uma obra de ficção. Ambos os grupos textuais foram analisados nas articulações entre teoria da antropologia literária e teoria da competência inter-relacional (no que tange à dimensão desiderativa dessa competência, abarcando as habilidades indicadas), com apoio na teoria psicanalítica. Examinou-se a correta aplicação de conceitos da antropologia literária (como negação, vazio, repertório, looping recursivo, quebra da good continuation) ao texto mapeado e, a partir dela, elementos da escrita dos participantes que indicavam a interferência de suas subjetividades (e, particularmente, de seus desejos, com respectivas habilidades de autoconsciência e autoinvestigação), tais como a referência à própria biografia e à própria leitura do livro analisado, em articulações de si com o objeto da apreciação, no contexto da experiência estética. Com isso, foi possível, num contexto de formação docente inicial, inferir o desenvolvimento das habilidades indicadas. Os participantes foram separados em dois grupos, um de Controle, que não recebeu treinamento para aplicar os conceitos da teoria literária; e outro Experimental, cujos participantes receberam o treinamento referido. Observou-se que o minicurso possibilitou aprendizado de conceitos da teoria do efeito estético e, nele, foram verificados efeitos da participação no minicurso sobre as mencionadas habilidades da dimensão desiderativa. A hipótese do estudo – o aprimoramento da experiência estética concorre para o desenvolvimento da competência inter-relacional – foi confirmada, já que, a partir das produções escritas, os sujeitos participantes refletiram sobre seus desejos e incluíram, em suas análises, memórias de infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "DIMENSÃO DESIDERATIVA DA COMPETÊNCIA INTER-RELACIO, FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM PEDAGOGIA, ENSINO DE LITERATURA INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6927_07092017170629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNIFER ADRIELLE TRAJANO LIMA" "autor_nome_curto" => "JENNIFER LIMA" "autor_email" => "jenniferadrit@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }