Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIMENSÃO DESIDERATIVA EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA: O ENSINO DE LITERATURA À LUZ DA ANTROPOLOGIA LITERÁRIA

Palavra-chaves: DIMENSÃO DESIDERATIVA DA COMPETÊNCIA INTER-RELACIO, FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM PEDAGOGIA, ENSINO DE LITERATURA INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo apresenta o resultado final da pesquisa PIBIC “Análise do desenvolvimento da dimensão desiderativa de discentes em contexto de formação para o ensino da Literatura orientado pela Antropologia Literária”, realizada a partir de dois planos, sendo este artigo referente ao segundo plano, intitulado “Desenvolvimento da dimensão desiderativa de licenciandos(as) em Pedagogia da UFPB em contexto de formação para o ensino da Literatura Infantil orientado pela Antropologia Literária”. No contexto de minicurso oferecido em 2015 pelos projetos PROLICEN e PROBEX vinculados ao programa “Cinema articulado às noções de Antropologia Literária, sexta e sétimas artes respectivamente” (CANAL 67), esta pesquisa analisou mapeamentos e relatos experienciais de leitura sobre livro de literatura infantil, produzidos por participantes do minicurso oferecido a licenciandos de Pedagogia do Campus I da UFPB, com vistas a identificar efeitos da participação na formação para o ensino da literatura infantil sobre as habilidades de autoconsciência desiderativa e autoinvestigação subjetiva que compõem a competência inter-relacional desses cursistas. A diferença entre relatos e mapeamentos consiste no fato de que nesses últimos são aplicados conceitos da Teoria do Efeito estético, para a apreciação de uma obra de ficção. Ambos os grupos textuais foram analisados nas articulações entre teoria da antropologia literária e teoria da competência inter-relacional (no que tange à dimensão desiderativa dessa competência, abarcando as habilidades indicadas), com apoio na teoria psicanalítica. Examinou-se a correta aplicação de conceitos da antropologia literária (como negação, vazio, repertório, looping recursivo, quebra da good continuation) ao texto mapeado e, a partir dela, elementos da escrita dos participantes que indicavam a interferência de suas subjetividades (e, particularmente, de seus desejos, com respectivas habilidades de autoconsciência e autoinvestigação), tais como a referência à própria biografia e à própria leitura do livro analisado, em articulações de si com o objeto da apreciação, no contexto da experiência estética. Com isso, foi possível, num contexto de formação docente inicial, inferir o desenvolvimento das habilidades indicadas. Os participantes foram separados em dois grupos, um de Controle, que não recebeu treinamento para aplicar os conceitos da teoria literária; e outro Experimental, cujos participantes receberam o treinamento referido. Observou-se que o minicurso possibilitou aprendizado de conceitos da teoria do efeito estético e, nele, foram verificados efeitos da participação no minicurso sobre as mencionadas habilidades da dimensão desiderativa. A hipótese do estudo – o aprimoramento da experiência estética concorre para o desenvolvimento da competência inter-relacional – foi confirmada, já que, a partir das produções escritas, os sujeitos participantes refletiram sobre seus desejos e incluíram, em suas análises, memórias de infância.

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