O ENSINO DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: TRABALHANDO OS ESTADOS DO BRASIL, SUAS CAPITAIS E CARACTERÍSTICAS CULTURAIS.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37638 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2948 "inscrito_id" => 1502 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: TRABALHANDO OS ESTADOS DO BRASIL, SUAS CAPITAIS E CARACTERÍSTICAS CULTURAIS." "resumo" => "Um dos entraves que os profissionais da educação encontram hoje em dia na sala de aula são quais metodologias se deve utilizar para o ensino-aprendizagem dos alunos que necessitam de algo tipo de acessibilidade. A proposta do presente trabalho é apresentar métodos que alcance a inclusão dos alunos Surdos, objeto central de estudo, nas disciplinas da base curricular, em questão a geografia que é o foco principal presente na pesquisa. Outro ponto pertinente é a percepção de mundo do indivíduo Surdo, estando presente na constituição de sua língua, isso é deixado claro a partir da explicação das quatro categorias que se estuda na geografia, sendo elas identidade, cultura, lugar e região, essas sendo compreendidas através dos estados e capitais do Brasil e seus respectivos sinalizadores para representá-los. Essa representação é feita por consequência de algumas características que o Surdo percebe de maneira marcante, no local onde convive. A título de exemplo: O sinal do Estado de Pernambuco que é realizado com as duas mãos de maneira horizontal, referindo-se a posição latitudinal que o Estado se localiza no mapa. Entretanto, pouco se discute a presença da linguagem geográfica do espaço na estrutura da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Com isso o trabalho mostra que essa relação é bastante relevante para sensibilizar e conscientizar que nenhuma disciplina é homogênea. Portanto torna-se imprescindível aos professores buscarem se adequar a novas propostas de ensino que incluam os alunos Surdos e ouvintes também a sua disciplina, e fazer possível que seu ensino alcance e perpasse os limites que impliquem que a educação inclusiva ocorra de maneira satisfatória." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SURDO, LIBRAS, GEOGRAFIA, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID1502_28092017172750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS ANTÔNIO RIBEIRO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "LUCAS CARDOSO " "autor_email" => "lucascardoso18@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37638 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2948 "inscrito_id" => 1502 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: TRABALHANDO OS ESTADOS DO BRASIL, SUAS CAPITAIS E CARACTERÍSTICAS CULTURAIS." "resumo" => "Um dos entraves que os profissionais da educação encontram hoje em dia na sala de aula são quais metodologias se deve utilizar para o ensino-aprendizagem dos alunos que necessitam de algo tipo de acessibilidade. A proposta do presente trabalho é apresentar métodos que alcance a inclusão dos alunos Surdos, objeto central de estudo, nas disciplinas da base curricular, em questão a geografia que é o foco principal presente na pesquisa. Outro ponto pertinente é a percepção de mundo do indivíduo Surdo, estando presente na constituição de sua língua, isso é deixado claro a partir da explicação das quatro categorias que se estuda na geografia, sendo elas identidade, cultura, lugar e região, essas sendo compreendidas através dos estados e capitais do Brasil e seus respectivos sinalizadores para representá-los. Essa representação é feita por consequência de algumas características que o Surdo percebe de maneira marcante, no local onde convive. A título de exemplo: O sinal do Estado de Pernambuco que é realizado com as duas mãos de maneira horizontal, referindo-se a posição latitudinal que o Estado se localiza no mapa. Entretanto, pouco se discute a presença da linguagem geográfica do espaço na estrutura da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Com isso o trabalho mostra que essa relação é bastante relevante para sensibilizar e conscientizar que nenhuma disciplina é homogênea. Portanto torna-se imprescindível aos professores buscarem se adequar a novas propostas de ensino que incluam os alunos Surdos e ouvintes também a sua disciplina, e fazer possível que seu ensino alcance e perpasse os limites que impliquem que a educação inclusiva ocorra de maneira satisfatória." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SURDO, LIBRAS, GEOGRAFIA, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID1502_28092017172750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS ANTÔNIO RIBEIRO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "LUCAS CARDOSO " "autor_email" => "lucascardoso18@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }