INTRODUÇÃO: O presente trabalho parte de um estudo realizado durante a disciplina Práticas Pedagógicas Programadas III com o objetivo de entender como se dá o processo de construção da identidade do pedagogo, estabelecemos um dialogo entre a teoria e a realidade. METODOLOGIA: Através de uma pesquisa bibliográfica e exploratória descritiva, utilizamos como instrumento de coleta dos dados um questionário semiestruturado. Os sujeitos pesquisados foram professoras da Educação Infantil do município de Portalegre/RN. Sustentamo-nos em conceitos, definições e abordagens tecidas por DUBAR (2005), BRZEZINSKI (2002), IMBERNÓN (2004), KAUFMANN (2004), LIBÂNEO (2007), MARTINS e PEREIRA (2002) e NONATO e SILVA (2002). RESULTADOS: No decurso da pesquisa pudemos perceber que a identidade das colaboradoras está muito atrelada às experiências que elas tiveram no percurso de vida e formação. CONCLUSÃO: Em construção, nossa identidade está acoplada a nossa subjetividade. Não nascemos professor/a, nos tornamos através de um processo que está em constante desenvolvimento.