Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇOES E AÇÕES DO PIBID PARA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS.

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, DOCÊNCIA Comunicação Oral(CO) GT 22 - VIVÊNCIAS E PESQUISAS A PARTIR DO PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3798
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 415
    "inscrito_id" => 1562
    "titulo" => "O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇOES E AÇÕES DO PIBID PARA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS."
    "resumo" => "O presente trabalho surgiu a partir de experiências vividas em sala de aula no âmbito do PIBID e seus reflexos na formação. Tendo como objetivo analisar as contribuições do PIBID na formação inicial dos bolsistas, do subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Clóvis Moura, no segundo semestre de 2012. O programa oportuniza aos bolsistas a aproximação entre as IES e as escolas públicas, com o propósito de preparar o futuro professor a dialogar com a realidade cotidiana das escolas públicas, além de contribuir com a melhoria da qualidade das escolas envolvidas no programa. Para melhor análise das contribuições, foram utilizados instrumentos de pesquisa como: entrevista, e questionário com perguntas semi-estruturados. Foram analisados os dados de cinco bolsistas e três docentes da instituição, que os mesmos atuaram. No qual se percebeu que as ações desenvolvidas no PIBID, para a formação inicial, contribuíram de forma unânime."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - VIVÊNCIAS E PESQUISAS A PARTIR DO PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1562_df8b824955058f25847f28d22b9ed28d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DE SOUSA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS RODRIGUES"
    "autor_email" => "marcosbrady@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3798
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 415
    "inscrito_id" => 1562
    "titulo" => "O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇOES E AÇÕES DO PIBID PARA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS."
    "resumo" => "O presente trabalho surgiu a partir de experiências vividas em sala de aula no âmbito do PIBID e seus reflexos na formação. Tendo como objetivo analisar as contribuições do PIBID na formação inicial dos bolsistas, do subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Clóvis Moura, no segundo semestre de 2012. O programa oportuniza aos bolsistas a aproximação entre as IES e as escolas públicas, com o propósito de preparar o futuro professor a dialogar com a realidade cotidiana das escolas públicas, além de contribuir com a melhoria da qualidade das escolas envolvidas no programa. Para melhor análise das contribuições, foram utilizados instrumentos de pesquisa como: entrevista, e questionário com perguntas semi-estruturados. Foram analisados os dados de cinco bolsistas e três docentes da instituição, que os mesmos atuaram. No qual se percebeu que as ações desenvolvidas no PIBID, para a formação inicial, contribuíram de forma unânime."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - VIVÊNCIAS E PESQUISAS A PARTIR DO PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1562_df8b824955058f25847f28d22b9ed28d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DE SOUSA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS RODRIGUES"
    "autor_email" => "marcosbrady@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O presente trabalho surgiu a partir de experiências vividas em sala de aula no âmbito do PIBID e seus reflexos na formação. Tendo como objetivo analisar as contribuições do PIBID na formação inicial dos bolsistas, do subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Clóvis Moura, no segundo semestre de 2012. O programa oportuniza aos bolsistas a aproximação entre as IES e as escolas públicas, com o propósito de preparar o futuro professor a dialogar com a realidade cotidiana das escolas públicas, além de contribuir com a melhoria da qualidade das escolas envolvidas no programa. Para melhor análise das contribuições, foram utilizados instrumentos de pesquisa como: entrevista, e questionário com perguntas semi-estruturados. Foram analisados os dados de cinco bolsistas e três docentes da instituição, que os mesmos atuaram. No qual se percebeu que as ações desenvolvidas no PIBID, para a formação inicial, contribuíram de forma unânime.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.