Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36320
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3938
    "inscrito_id" => 8573
    "titulo" => "CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Gênero e a sexualidade são temáticas que fazem parte do cotidiano escolar, tais informações circulam nos conteúdos ditos e não ditos como dicionários, nas revistas, nas conversas, nos uniformes escolares e nos livros didáticos. Nessa perspectiva essa pesquisa buscou compreender os discursos sobre gênero e sexualidade em livros didáticos de Ciências dos Anos Iniciais. Justifica-se a realização desse trabalho pela urgência de investigações que analisem se, de fato, têm acontecido progressos no sentido de discutir corpo, gênero e sexualidade no âmbito escolar em uma perspectiva que transcenda o aspecto biológico. Na composição do corpus da pesquisa foram utilizados os referenciais da pesquisa documental e análise de conteúdo, para seleção de imagens sobre os temas gênero e sexualidade presente nos livros. Em meio a uma variedade de discursos sobre o corpo nos livros didáticos foi possível perceber que as questões de gênero e sexualidade são discutidas e apresentadas enfaticamente em forma de imagens. Os livros analisados ainda centram suas discussões a binarismos sexuais, principalmente no que diz respeito ao corpo, apontando a partir do discurso imagético características físicas masculinas e femininas. Ainda que indiretamente, os livros perpetuam um discurso heteronormativo em que é priorizado aspectos da diferença entre sujeitos masculinos e femininos, a relação heterossexual e a reprodução humana como uma das principais funções do corpo. Apesar dessa perspectiva centralizadora da heteronormatividade dos corpos, alguns livros contraditoriamente trazem questões afirmativas sobre gênero e sexualidade, sejam desconstruindo estereótipos dos “papéis de gênero” ou ainda apresentando diferentes modos de viver as masculinidades e feminilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID8573_16102017123507.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YURI JORGE ALMEIDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "YURI ALMEIDA"
    "autor_email" => "yurijorgealmeida@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36320
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3938
    "inscrito_id" => 8573
    "titulo" => "CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Gênero e a sexualidade são temáticas que fazem parte do cotidiano escolar, tais informações circulam nos conteúdos ditos e não ditos como dicionários, nas revistas, nas conversas, nos uniformes escolares e nos livros didáticos. Nessa perspectiva essa pesquisa buscou compreender os discursos sobre gênero e sexualidade em livros didáticos de Ciências dos Anos Iniciais. Justifica-se a realização desse trabalho pela urgência de investigações que analisem se, de fato, têm acontecido progressos no sentido de discutir corpo, gênero e sexualidade no âmbito escolar em uma perspectiva que transcenda o aspecto biológico. Na composição do corpus da pesquisa foram utilizados os referenciais da pesquisa documental e análise de conteúdo, para seleção de imagens sobre os temas gênero e sexualidade presente nos livros. Em meio a uma variedade de discursos sobre o corpo nos livros didáticos foi possível perceber que as questões de gênero e sexualidade são discutidas e apresentadas enfaticamente em forma de imagens. Os livros analisados ainda centram suas discussões a binarismos sexuais, principalmente no que diz respeito ao corpo, apontando a partir do discurso imagético características físicas masculinas e femininas. Ainda que indiretamente, os livros perpetuam um discurso heteronormativo em que é priorizado aspectos da diferença entre sujeitos masculinos e femininos, a relação heterossexual e a reprodução humana como uma das principais funções do corpo. Apesar dessa perspectiva centralizadora da heteronormatividade dos corpos, alguns livros contraditoriamente trazem questões afirmativas sobre gênero e sexualidade, sejam desconstruindo estereótipos dos “papéis de gênero” ou ainda apresentando diferentes modos de viver as masculinidades e feminilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID8573_16102017123507.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YURI JORGE ALMEIDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "YURI ALMEIDA"
    "autor_email" => "yurijorgealmeida@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Gênero e a sexualidade são temáticas que fazem parte do cotidiano escolar, tais informações circulam nos conteúdos ditos e não ditos como dicionários, nas revistas, nas conversas, nos uniformes escolares e nos livros didáticos. Nessa perspectiva essa pesquisa buscou compreender os discursos sobre gênero e sexualidade em livros didáticos de Ciências dos Anos Iniciais. Justifica-se a realização desse trabalho pela urgência de investigações que analisem se, de fato, têm acontecido progressos no sentido de discutir corpo, gênero e sexualidade no âmbito escolar em uma perspectiva que transcenda o aspecto biológico. Na composição do corpus da pesquisa foram utilizados os referenciais da pesquisa documental e análise de conteúdo, para seleção de imagens sobre os temas gênero e sexualidade presente nos livros. Em meio a uma variedade de discursos sobre o corpo nos livros didáticos foi possível perceber que as questões de gênero e sexualidade são discutidas e apresentadas enfaticamente em forma de imagens. Os livros analisados ainda centram suas discussões a binarismos sexuais, principalmente no que diz respeito ao corpo, apontando a partir do discurso imagético características físicas masculinas e femininas. Ainda que indiretamente, os livros perpetuam um discurso heteronormativo em que é priorizado aspectos da diferença entre sujeitos masculinos e femininos, a relação heterossexual e a reprodução humana como uma das principais funções do corpo. Apesar dessa perspectiva centralizadora da heteronormatividade dos corpos, alguns livros contraditoriamente trazem questões afirmativas sobre gênero e sexualidade, sejam desconstruindo estereótipos dos “papéis de gênero” ou ainda apresentando diferentes modos de viver as masculinidades e feminilidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.