AS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO À LUZ DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35924 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2819 "inscrito_id" => 1372 "titulo" => "AS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO À LUZ DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Resumo: o presente estudo deste trabalho traz uma discursão sobre a relevância do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, destacando a importância da política educacional de formação continuada, dando ênfase a interdisciplinaridade. Como revolução na educação a partir do “chão da escola”, desde abril de 2014 a dezembro de 2015, a escola vem ressignificando o ensino das escolas públicas, como também fomentando uma formação continuada dos professores e coordenadores privilegiando logo no princípio, a formação integral do sujeito, a articulação entre os direitos à aprendizagem, o desenvolvimento humano e a organização do trabalho pedagógico. Isso em todas as áreas do ensino. O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância do Pacto Nacional para a formação de professores e a prática metodológica da integração entre as disciplinas. Como objetivos específicos o artigo busca relatar as experiências positivas do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio a partir do “ chão da escola”. Portanto, com o intuito de atender o foco do programa e discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, uma proposta de teoria e prática considerando o” chão da escola”, também contamos com as contribuições dos cadernos do projeto ( I, II, III, IV e V), BRASIL (2003); FERREIRA (2006); FREIRE (1996); JAPIASSU (1976) e outros que discutem sobre inovação pedagógica e formação continuada de professores e interdisciplinaridade e principalmente o ensino pertinente do trabalho, da ciência, da tecnologia para isso a escola realizou um estudo de reflexiva teoria prática com os professores e práticas de ensino em sala de aula com os alunos do Ensino Médio à luz da metodologia da proposta do Pacto Nacional. O estudo realizado sob um método participativo que não deixa de ser científico, o que nos permite disseminar a experiência para demais escolas públicas do Ceará e outros estados do Brasil, até porque a formação do Pacto Nacional foi nacional com o objetivo de fortalecer o Ensino Médio. Assim, a formação continuada atendeu coordenadores, professores e alunos das escolas públicas do Ceará e do Brasil. Ele fomentou uma nova prática em sala de aula, a favor da formação de sujeitos protagonistas, professores, aprendizes e construção de um conhecimento sistêmico no qual elegendo a interdisciplinaridade como metodologia de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, ?CHÃO DA ESCOLA”, FORMAÇÃO CONTINUADA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1372_22092017083604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS NEVES GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "DAS NEVES" "autor_email" => "mestre.neves@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35924 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2819 "inscrito_id" => 1372 "titulo" => "AS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO À LUZ DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Resumo: o presente estudo deste trabalho traz uma discursão sobre a relevância do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, destacando a importância da política educacional de formação continuada, dando ênfase a interdisciplinaridade. Como revolução na educação a partir do “chão da escola”, desde abril de 2014 a dezembro de 2015, a escola vem ressignificando o ensino das escolas públicas, como também fomentando uma formação continuada dos professores e coordenadores privilegiando logo no princípio, a formação integral do sujeito, a articulação entre os direitos à aprendizagem, o desenvolvimento humano e a organização do trabalho pedagógico. Isso em todas as áreas do ensino. O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância do Pacto Nacional para a formação de professores e a prática metodológica da integração entre as disciplinas. Como objetivos específicos o artigo busca relatar as experiências positivas do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio a partir do “ chão da escola”. Portanto, com o intuito de atender o foco do programa e discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, uma proposta de teoria e prática considerando o” chão da escola”, também contamos com as contribuições dos cadernos do projeto ( I, II, III, IV e V), BRASIL (2003); FERREIRA (2006); FREIRE (1996); JAPIASSU (1976) e outros que discutem sobre inovação pedagógica e formação continuada de professores e interdisciplinaridade e principalmente o ensino pertinente do trabalho, da ciência, da tecnologia para isso a escola realizou um estudo de reflexiva teoria prática com os professores e práticas de ensino em sala de aula com os alunos do Ensino Médio à luz da metodologia da proposta do Pacto Nacional. O estudo realizado sob um método participativo que não deixa de ser científico, o que nos permite disseminar a experiência para demais escolas públicas do Ceará e outros estados do Brasil, até porque a formação do Pacto Nacional foi nacional com o objetivo de fortalecer o Ensino Médio. Assim, a formação continuada atendeu coordenadores, professores e alunos das escolas públicas do Ceará e do Brasil. Ele fomentou uma nova prática em sala de aula, a favor da formação de sujeitos protagonistas, professores, aprendizes e construção de um conhecimento sistêmico no qual elegendo a interdisciplinaridade como metodologia de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, ?CHÃO DA ESCOLA”, FORMAÇÃO CONTINUADA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1372_22092017083604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS NEVES GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "DAS NEVES" "autor_email" => "mestre.neves@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }