Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO GESTOR COMO ARTICULADOR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO COLABORATIVO - UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: GESTÃO ESCOLAR, INCLUSÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TRABALHO COLABORATIVO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Partindo do pressuposto de que o gestor escolar se configura como o profissional responsável pelo processo de articulação entre as ações que perpassam o desenvolvimento do fazer pedagógico na escola com foco na relação ensino e aprendizagem, a fim de incluir mediante participação efetiva, no processo de construção do conhecimento, todos os atores sociais pertencentes ao universo escolar: alunos, comunidade familiar, professores e funcionários. Este estudo, em andamento, tem por objetivo evidenciar o papel do gestor como líder e promotor das práticas pedagógicas inclusivas capazes de possibilitar que todos, independente de sua condição econômica, social e cultural, realizem o processo de escolarização de forma eficiente, mediante prática do trabalho colaborativo. O estudo se justifica por possibilitar compreender as diversas ações que envolvem a prática da gestão escolar, de forma a garantir a articulação entre todos os aspectos que constituem o processo de construção do conhecimento de maneira a considerar todos os alunos como um ser de direito. É perceptível, no que tange a educação, que em se tratando de inclusão, não sofremos por falta de lei. O que a realidade mostra é que precisamos fazer cumprir os preceitos da lei, no sentido de fazer valer o que está posto na letra da lei, na perspectiva do direito. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso que será realizado com uma abordagem qualitativa com base na discussão sobre a produção científica e bibliografia pertinente à temática em questão, os instrumentos serão entrevistas e questionários. Espera-se que este estudo possa contribuir com o aprimoramento do gestor no sentido de tornar a escola em um espaço inclusivo por excelência.

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