A RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35575 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3026 "inscrito_id" => 124 "titulo" => "A RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo relatar nossa experiência enquanto bolsistas-extensionistas do projeto intitulado Projeto Político Pedagógico: Instrumento para Exercer a Gestão Escolar Democrática realizada através da parceria entre Universidade Federal da Paraíba – Campus IV/PROLICEN e Prefeitura Municipal de Jacaraú – PB, localizado no vale do Mamanguape. Este projeto tem por intuito refletir acerca do processo de construção e efetivação dos Projetos Políticos Pedagógicos na rede de Ensino Público e Municipal desta cidade, com vistas a desenvolver ações coordenadas que garantam conhecimentos e objetivos previstos. O relato de nossa experiência é retrato de três escolas deste município, com a intenção de refletir sobre a prática de organização do trabalho pedagógico e da sua necessidade para o funcionamento adequado dessas instituições de ensino. Assim, repensar sobre o processo de sistematização das atividades para efetivação dos objetivos propostos no documento, bem como, para o processo de socialização dos envolvidos. Dessa maneira, nos possibilitou conhecer e analisar os processos de construção dos PPPs das escolas e estudar sobre a concepção de alguns autores, que nessa escrita será GANDIN (2011) e VEIGA (2010) enquanto principais norteadores. Ao retratar nossa experiência, atrelando nossas reflexões sobre os principais norteadores, concluímos que a participação ativa e reflexiva do gestor na condução desse processo é de grande importância para um bom desenvolvimento na organização do trabalho pedagógico, de forma democrática e participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, GESTÃO ESCOLAR, COMUNIDADE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID124_02102017170115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZENIR SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALZENIR SOUZA" "autor_email" => "alzennir.s@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35575 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3026 "inscrito_id" => 124 "titulo" => "A RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo relatar nossa experiência enquanto bolsistas-extensionistas do projeto intitulado Projeto Político Pedagógico: Instrumento para Exercer a Gestão Escolar Democrática realizada através da parceria entre Universidade Federal da Paraíba – Campus IV/PROLICEN e Prefeitura Municipal de Jacaraú – PB, localizado no vale do Mamanguape. Este projeto tem por intuito refletir acerca do processo de construção e efetivação dos Projetos Políticos Pedagógicos na rede de Ensino Público e Municipal desta cidade, com vistas a desenvolver ações coordenadas que garantam conhecimentos e objetivos previstos. O relato de nossa experiência é retrato de três escolas deste município, com a intenção de refletir sobre a prática de organização do trabalho pedagógico e da sua necessidade para o funcionamento adequado dessas instituições de ensino. Assim, repensar sobre o processo de sistematização das atividades para efetivação dos objetivos propostos no documento, bem como, para o processo de socialização dos envolvidos. Dessa maneira, nos possibilitou conhecer e analisar os processos de construção dos PPPs das escolas e estudar sobre a concepção de alguns autores, que nessa escrita será GANDIN (2011) e VEIGA (2010) enquanto principais norteadores. Ao retratar nossa experiência, atrelando nossas reflexões sobre os principais norteadores, concluímos que a participação ativa e reflexiva do gestor na condução desse processo é de grande importância para um bom desenvolvimento na organização do trabalho pedagógico, de forma democrática e participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, GESTÃO ESCOLAR, COMUNIDADE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID124_02102017170115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZENIR SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALZENIR SOUZA" "autor_email" => "alzennir.s@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }