O presente artigo tem como objetivo relatar nossa experiência enquanto bolsistas-extensionistas do projeto intitulado Projeto Político Pedagógico: Instrumento para Exercer a Gestão Escolar Democrática realizada através da parceria entre Universidade Federal da Paraíba – Campus IV/PROLICEN e Prefeitura Municipal de Jacaraú – PB, localizado no vale do Mamanguape. Este projeto tem por intuito refletir acerca do processo de construção e efetivação dos Projetos Políticos Pedagógicos na rede de Ensino Público e Municipal desta cidade, com vistas a desenvolver ações coordenadas que garantam conhecimentos e objetivos previstos. O relato de nossa experiência é retrato de três escolas deste município, com a intenção de refletir sobre a prática de organização do trabalho pedagógico e da sua necessidade para o funcionamento adequado dessas instituições de ensino. Assim, repensar sobre o processo de sistematização das atividades para efetivação dos objetivos propostos no documento, bem como, para o processo de socialização dos envolvidos. Dessa maneira, nos possibilitou conhecer e analisar os processos de construção dos PPPs das escolas e estudar sobre a concepção de alguns autores, que nessa escrita será GANDIN (2011) e VEIGA (2010) enquanto principais norteadores. Ao retratar nossa experiência, atrelando nossas reflexões sobre os principais norteadores, concluímos que a participação ativa e reflexiva do gestor na condução desse processo é de grande importância para um bom desenvolvimento na organização do trabalho pedagógico, de forma democrática e participativa.