CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36285 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2814 "inscrito_id" => 8100 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => """ A contação de história faz parte do trabalho pedagógico do professor. É de suma importância para o desenvolvimento dos educandos, pois, além de a criança ir conhecendo o ambiente letrado, ela concentra-se e ativa o pensamento crítico acerca do assunto da história, em que o professor deve estimular o reconto das crianças, da forma que elas se sintam melhor, por meio de desenhos, escrita, pintura, fala e expressões. A preparação para esse ambiente deve ser cuidadosamente pensada como: o espaço, a forma de contação, os objetos que serão utilizados, e também conhecer o público que irá estar presente, no caso, os alunos; e o mais importante é o professor conhecer a história que será contada. Tudo isso irá favorecer a concentração e o estímulo para o aluno em conhecer o conto que estará sendo apresentado.\r\n Por isso, a relevância desse tema, que é bem presente nas escolas, onde se trabalham diversos autores da literatura infantil brasileira, com histórias que se aproximam da realidade das crianças. Com a contação de história, a criança vai adquirindo o gosto pela leitura e o interesse em conhecer as histórias que se identificam e além de tudo, usa a imaginação a partir da contação.\r\n Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho é compreender a importância da contação de história na educação infantil. E os objetivos específicos são os que se seguem: analisar a visão dos educadores e da gestão acerca da contação de história; analisar o interesse dos educandos na contação de histórias e refletir sobre a contribuição da leitura de histórias no processo de alfabetização. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID8100_21092017202145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA RODRIGUES MOUTA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA RODRIGUES" "autor_email" => "juliarmouta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36285 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2814 "inscrito_id" => 8100 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => """ A contação de história faz parte do trabalho pedagógico do professor. É de suma importância para o desenvolvimento dos educandos, pois, além de a criança ir conhecendo o ambiente letrado, ela concentra-se e ativa o pensamento crítico acerca do assunto da história, em que o professor deve estimular o reconto das crianças, da forma que elas se sintam melhor, por meio de desenhos, escrita, pintura, fala e expressões. A preparação para esse ambiente deve ser cuidadosamente pensada como: o espaço, a forma de contação, os objetos que serão utilizados, e também conhecer o público que irá estar presente, no caso, os alunos; e o mais importante é o professor conhecer a história que será contada. Tudo isso irá favorecer a concentração e o estímulo para o aluno em conhecer o conto que estará sendo apresentado.\r\n Por isso, a relevância desse tema, que é bem presente nas escolas, onde se trabalham diversos autores da literatura infantil brasileira, com histórias que se aproximam da realidade das crianças. Com a contação de história, a criança vai adquirindo o gosto pela leitura e o interesse em conhecer as histórias que se identificam e além de tudo, usa a imaginação a partir da contação.\r\n Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho é compreender a importância da contação de história na educação infantil. E os objetivos específicos são os que se seguem: analisar a visão dos educadores e da gestão acerca da contação de história; analisar o interesse dos educandos na contação de histórias e refletir sobre a contribuição da leitura de histórias no processo de alfabetização. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID8100_21092017202145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA RODRIGUES MOUTA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA RODRIGUES" "autor_email" => "juliarmouta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }