A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE LEITURA NO ÂMBITO EDUCACIONAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35309 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1293 "inscrito_id" => 2990 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE LEITURA NO ÂMBITO EDUCACIONAL" "resumo" => """ O conceito de leitura, de acordo com Gonçalves (2013) “está geralmente restrito a interpretação da escrita.” A atividade de leitura não corresponde a uma simples interpretação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Sendo assim a leitura precisa permitir que o leitor consiga compreender o sentido do texto, sem precisa fazer uso de decifração de signos linguísticos e da semântica dos mesmos. Assim o aluno passa a ser considerado leitor quando compreende o que lê. Ler é antes de qualquer coisa compreender, por isso não basta interpretar signos, é necessário transforma e ser transformado.\r\n A prática de leitura é uma atividade extremamente importante e na vida de qualquer ser humano principalmente dos alunos do ensino médio, pois a partir dela o aluno começa a compreender a realidade que está devidamente inserido, e garante um maior suporte para o estudo de novas áreas de conhecimento, garantindo também melhor desenvolvimento na interpretação dos textos presentes no ENEM e demais vestibulares. No âmbito educacional, o desenvolvimento da leitura ocorre de acordo com todas as estratégias usadas pelos professores em todo o processo educativo, desde as séries iniciais até o ensino médio. \r\n Sabendo que a leitura é importante, propõe-se um continuo incentivo por parte não só da escola, mas também da família. Nesse sentido sabemos que é dever da escola, proporcionar aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, estimulando a escolha individual e proporcionando experiências variadas, individualmente e em grupos. A biblioteca é o lugar mais viável para se testar livros, onde os alunos podem experimentar por experiência própria qual o gênero que se ajusta mais a sua personalidade. O aluno consegue perceber que a leitura é o instrumento chave na formação de sua identidade e autonomia quando desenvolve esse hábito. \r\n De modo geral, a prática da leitura busca instruir a vida das pessoas que lê, pois através desse ato, se desenvolve o senso crítico, surgem ideias novas e multiplica-se além do conhecimento, o prazer pela leitura. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, INCENTIVO Á LEITURA, EDUCAÇÃO, LEITURA NA ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID2990_10092017092004.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIA MARQUIANE DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "CASSIA" "autor_email" => "cassiamarquiane16@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35309 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1293 "inscrito_id" => 2990 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE LEITURA NO ÂMBITO EDUCACIONAL" "resumo" => """ O conceito de leitura, de acordo com Gonçalves (2013) “está geralmente restrito a interpretação da escrita.” A atividade de leitura não corresponde a uma simples interpretação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Sendo assim a leitura precisa permitir que o leitor consiga compreender o sentido do texto, sem precisa fazer uso de decifração de signos linguísticos e da semântica dos mesmos. Assim o aluno passa a ser considerado leitor quando compreende o que lê. Ler é antes de qualquer coisa compreender, por isso não basta interpretar signos, é necessário transforma e ser transformado.\r\n A prática de leitura é uma atividade extremamente importante e na vida de qualquer ser humano principalmente dos alunos do ensino médio, pois a partir dela o aluno começa a compreender a realidade que está devidamente inserido, e garante um maior suporte para o estudo de novas áreas de conhecimento, garantindo também melhor desenvolvimento na interpretação dos textos presentes no ENEM e demais vestibulares. No âmbito educacional, o desenvolvimento da leitura ocorre de acordo com todas as estratégias usadas pelos professores em todo o processo educativo, desde as séries iniciais até o ensino médio. \r\n Sabendo que a leitura é importante, propõe-se um continuo incentivo por parte não só da escola, mas também da família. Nesse sentido sabemos que é dever da escola, proporcionar aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, estimulando a escolha individual e proporcionando experiências variadas, individualmente e em grupos. A biblioteca é o lugar mais viável para se testar livros, onde os alunos podem experimentar por experiência própria qual o gênero que se ajusta mais a sua personalidade. O aluno consegue perceber que a leitura é o instrumento chave na formação de sua identidade e autonomia quando desenvolve esse hábito. \r\n De modo geral, a prática da leitura busca instruir a vida das pessoas que lê, pois através desse ato, se desenvolve o senso crítico, surgem ideias novas e multiplica-se além do conhecimento, o prazer pela leitura. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, INCENTIVO Á LEITURA, EDUCAÇÃO, LEITURA NA ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID2990_10092017092004.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIA MARQUIANE DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "CASSIA" "autor_email" => "cassiamarquiane16@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }