CARACTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE FÍSICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36132 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3149 "inscrito_id" => 8949 "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE FÍSICA" "resumo" => "Os conhecimentos necessários aos professores para ensinar são objeto de estudo da comunidade científica a várias décadas. Nesta área de estudo destaca-se o modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Matemática, MTSK, por apresenta-se focado nas características da disciplina da matemática em toda sua base conceitual e suprir lacunas de modelos que o antecederam. Não se identifica na literatura o desenvolvimento de modelos com foco nas características da disciplina da física. As pesquisas sobre os conhecimentos de professores de física vêm sendo conduzidas com base em modelos genéricos, como o PCK. O presente estudo é parte integrando da dissertação de mestrado da primeira autora sob orientação do quinto autor e visa analisar a adequação dos domínios, subdomínios e categorias do modelo MTSK para modelagem dos Conhecimentos Especializados de Professores de Física, PTSK, a expectativa é que ao término da pesquisa tenha-se uma definição inicial, porém bastante aproximada, do PTSK. Esta pesquisa também está inserida em uma das temáticas de investigação da Rede Iberoamericana MTSK (redmtsk.com) que estuda a aplicação do MTSK em outras disciplinas. A pesquisa será desenvolvida em três fases: estabelecer o PTSK por transposição direta; submetê-lo a experimentação prática usando-o como ferramenta analítica na identificação de conhecimentos de professores de física em episódios de ensino selecionados; e após a experimentação propor-se o modelo PTSK final. A pesquisa encontra-se atualmente na fase 2, já foi estabelecido o PTSK inicial e os episódios de ensino estão em processo de análise. Observa-se que há indícios de diferenças entre os modelos MTSK e PTSK, motivadas pela natureza das duas ciências. Espera-se que ao término da pesquisa o modelo proposto do PTSK seja uma contribuição significativa para as pesquisas sobre os conhecimentos dos professores de física e para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina da física em nossas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MTSK, PTSK, MODELO DE CONHECIMENTO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8949_06102017000555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STELA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "STELA" "autor_email" => "stela.lima@cba.ifmt.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36132 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3149 "inscrito_id" => 8949 "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE FÍSICA" "resumo" => "Os conhecimentos necessários aos professores para ensinar são objeto de estudo da comunidade científica a várias décadas. Nesta área de estudo destaca-se o modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Matemática, MTSK, por apresenta-se focado nas características da disciplina da matemática em toda sua base conceitual e suprir lacunas de modelos que o antecederam. Não se identifica na literatura o desenvolvimento de modelos com foco nas características da disciplina da física. As pesquisas sobre os conhecimentos de professores de física vêm sendo conduzidas com base em modelos genéricos, como o PCK. O presente estudo é parte integrando da dissertação de mestrado da primeira autora sob orientação do quinto autor e visa analisar a adequação dos domínios, subdomínios e categorias do modelo MTSK para modelagem dos Conhecimentos Especializados de Professores de Física, PTSK, a expectativa é que ao término da pesquisa tenha-se uma definição inicial, porém bastante aproximada, do PTSK. Esta pesquisa também está inserida em uma das temáticas de investigação da Rede Iberoamericana MTSK (redmtsk.com) que estuda a aplicação do MTSK em outras disciplinas. A pesquisa será desenvolvida em três fases: estabelecer o PTSK por transposição direta; submetê-lo a experimentação prática usando-o como ferramenta analítica na identificação de conhecimentos de professores de física em episódios de ensino selecionados; e após a experimentação propor-se o modelo PTSK final. A pesquisa encontra-se atualmente na fase 2, já foi estabelecido o PTSK inicial e os episódios de ensino estão em processo de análise. Observa-se que há indícios de diferenças entre os modelos MTSK e PTSK, motivadas pela natureza das duas ciências. Espera-se que ao término da pesquisa o modelo proposto do PTSK seja uma contribuição significativa para as pesquisas sobre os conhecimentos dos professores de física e para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina da física em nossas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MTSK, PTSK, MODELO DE CONHECIMENTO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8949_06102017000555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STELA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "STELA" "autor_email" => "stela.lima@cba.ifmt.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }