Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECENDO ENERGIA SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA ENERGIA EÓLICA

Palavra-chaves: SUSTENTABILIDADE, ENSINO, ENERGIAS RENOVÁVEIS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36232
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2535
    "inscrito_id" => 5644
    "titulo" => "CONHECENDO ENERGIA SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA ENERGIA EÓLICA"
    "resumo" => "As energias sustentáveis são caracterizadas por serem fontes inesgotáveis, uma vez que são produzidas incessantemente e estão disponíveis na natureza. Considerando a inevitabilidade da produção de energia e as consequências da sua utilização, são estudadas formas menos impactantes de produção de energia que gerem uma quantidade equivalente de energia limpa. O presente trabalho visou envolver os alunos na construção de conhecimento sobre a energia eólica, bem como a necessidade e utilização da mesma nos dias atuais pela sociedade. Essa pesquisa foi desenvolvida com 19 alunos do nono ano da Unidade Escolar Professora Raquel Magalhães, Parnaíba, PI e teve início com a aplicação de um questionário constituído de seis questões, sendo cinco de múltipla escolha e uma questão aberta com a finalidade de avaliar o conhecimento dos alunos em relação a energia eólica. Em sala de aula, foi realizada por bolsista do PIBID uma palestra, na qual foi exposto o tema: energias renováveis de forma a instigar a curiosidade dos alunos para, a importância da energia eólica, sua utilização e aplicabilidade no dia a dia da sociedade. Após a apresentação da palestra, foi realizada uma visita técnica à usina eólica localizada na Pedra do Sal (ÔMEGA), Ilha Grande, PI, com intuito de facilitar a visualização da real utilização da energia eólica na cidade de Parnaíba, ajudando assim a compreensão da aquisição, transformação e distribuição. Os alunos demonstraram estar motivados e conhecedores do funcionamento de uma usina e desejaram colocar em prática os conhecimentos para montar a representação de uma usina eólica. Para realizar essa atividade, os alunos utilizaram materiais recicláveis como papelão, isopor, e materiais disponíveis em suas casas. E também montaram um esquema funcional demonstrando a transformação dessa energia e sua utilização nas casas, através da energia elétrica. Por meio do questionário aplicado aos 19 alunos, foi possível observar um aumento nos saberes dos alunos sobre o tema proposto. Mediante todo o trabalho desenvolvido é possível perceber a necessidade dos alunos no ensino de base, receber informações sobre as energias renováveis e sua importância dentro da sociedade, bem como sua utilização na vida dos alunos. Aproximar os estudantes da realidade disponível pela própria cidade em relação a energia eólica, configura um passo importante na disseminação da informação para os demais na sociedade, viabilizando que mais pessoas sejam inteiradas da utilização da energia eólica em suas vidas. Na culminância da amostra, os alunos puderam disseminar seus conhecimentos com os visitantes, sendo eles professores, alunos, familiares e os próprios colegas de classe, onde foi possível observar grande desenvoltura dos mesmos quando demonstraram facilidade em expor sobre a energia eólica, explicando e respondendo os questionamentos dos ouvintes. Os resultados dos questionários aplicados aos alunos mostraram, de forma evidente, um aumento significativo nos saberes adquiridos pelos alunos, em relação ao assunto trabalhado, o que tornou possível afirmar que trabalhos extra sala de aula são ferramentas excelentes no envolver e instigar os alunos a participarem ativamente das atividades, revelando bom rendimento no aprendizado dos mesmos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, ENSINO, ENERGIAS RENOVÁVEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5644_12092017181149.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERIA LOUHANY MARQUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VALERIA LOUHANY"
    "autor_email" => "val_louhany@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36232
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2535
    "inscrito_id" => 5644
    "titulo" => "CONHECENDO ENERGIA SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA ENERGIA EÓLICA"
    "resumo" => "As energias sustentáveis são caracterizadas por serem fontes inesgotáveis, uma vez que são produzidas incessantemente e estão disponíveis na natureza. Considerando a inevitabilidade da produção de energia e as consequências da sua utilização, são estudadas formas menos impactantes de produção de energia que gerem uma quantidade equivalente de energia limpa. O presente trabalho visou envolver os alunos na construção de conhecimento sobre a energia eólica, bem como a necessidade e utilização da mesma nos dias atuais pela sociedade. Essa pesquisa foi desenvolvida com 19 alunos do nono ano da Unidade Escolar Professora Raquel Magalhães, Parnaíba, PI e teve início com a aplicação de um questionário constituído de seis questões, sendo cinco de múltipla escolha e uma questão aberta com a finalidade de avaliar o conhecimento dos alunos em relação a energia eólica. Em sala de aula, foi realizada por bolsista do PIBID uma palestra, na qual foi exposto o tema: energias renováveis de forma a instigar a curiosidade dos alunos para, a importância da energia eólica, sua utilização e aplicabilidade no dia a dia da sociedade. Após a apresentação da palestra, foi realizada uma visita técnica à usina eólica localizada na Pedra do Sal (ÔMEGA), Ilha Grande, PI, com intuito de facilitar a visualização da real utilização da energia eólica na cidade de Parnaíba, ajudando assim a compreensão da aquisição, transformação e distribuição. Os alunos demonstraram estar motivados e conhecedores do funcionamento de uma usina e desejaram colocar em prática os conhecimentos para montar a representação de uma usina eólica. Para realizar essa atividade, os alunos utilizaram materiais recicláveis como papelão, isopor, e materiais disponíveis em suas casas. E também montaram um esquema funcional demonstrando a transformação dessa energia e sua utilização nas casas, através da energia elétrica. Por meio do questionário aplicado aos 19 alunos, foi possível observar um aumento nos saberes dos alunos sobre o tema proposto. Mediante todo o trabalho desenvolvido é possível perceber a necessidade dos alunos no ensino de base, receber informações sobre as energias renováveis e sua importância dentro da sociedade, bem como sua utilização na vida dos alunos. Aproximar os estudantes da realidade disponível pela própria cidade em relação a energia eólica, configura um passo importante na disseminação da informação para os demais na sociedade, viabilizando que mais pessoas sejam inteiradas da utilização da energia eólica em suas vidas. Na culminância da amostra, os alunos puderam disseminar seus conhecimentos com os visitantes, sendo eles professores, alunos, familiares e os próprios colegas de classe, onde foi possível observar grande desenvoltura dos mesmos quando demonstraram facilidade em expor sobre a energia eólica, explicando e respondendo os questionamentos dos ouvintes. Os resultados dos questionários aplicados aos alunos mostraram, de forma evidente, um aumento significativo nos saberes adquiridos pelos alunos, em relação ao assunto trabalhado, o que tornou possível afirmar que trabalhos extra sala de aula são ferramentas excelentes no envolver e instigar os alunos a participarem ativamente das atividades, revelando bom rendimento no aprendizado dos mesmos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, ENSINO, ENERGIAS RENOVÁVEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5644_12092017181149.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERIA LOUHANY MARQUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VALERIA LOUHANY"
    "autor_email" => "val_louhany@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As energias sustentáveis são caracterizadas por serem fontes inesgotáveis, uma vez que são produzidas incessantemente e estão disponíveis na natureza. Considerando a inevitabilidade da produção de energia e as consequências da sua utilização, são estudadas formas menos impactantes de produção de energia que gerem uma quantidade equivalente de energia limpa. O presente trabalho visou envolver os alunos na construção de conhecimento sobre a energia eólica, bem como a necessidade e utilização da mesma nos dias atuais pela sociedade. Essa pesquisa foi desenvolvida com 19 alunos do nono ano da Unidade Escolar Professora Raquel Magalhães, Parnaíba, PI e teve início com a aplicação de um questionário constituído de seis questões, sendo cinco de múltipla escolha e uma questão aberta com a finalidade de avaliar o conhecimento dos alunos em relação a energia eólica. Em sala de aula, foi realizada por bolsista do PIBID uma palestra, na qual foi exposto o tema: energias renováveis de forma a instigar a curiosidade dos alunos para, a importância da energia eólica, sua utilização e aplicabilidade no dia a dia da sociedade. Após a apresentação da palestra, foi realizada uma visita técnica à usina eólica localizada na Pedra do Sal (ÔMEGA), Ilha Grande, PI, com intuito de facilitar a visualização da real utilização da energia eólica na cidade de Parnaíba, ajudando assim a compreensão da aquisição, transformação e distribuição. Os alunos demonstraram estar motivados e conhecedores do funcionamento de uma usina e desejaram colocar em prática os conhecimentos para montar a representação de uma usina eólica. Para realizar essa atividade, os alunos utilizaram materiais recicláveis como papelão, isopor, e materiais disponíveis em suas casas. E também montaram um esquema funcional demonstrando a transformação dessa energia e sua utilização nas casas, através da energia elétrica. Por meio do questionário aplicado aos 19 alunos, foi possível observar um aumento nos saberes dos alunos sobre o tema proposto. Mediante todo o trabalho desenvolvido é possível perceber a necessidade dos alunos no ensino de base, receber informações sobre as energias renováveis e sua importância dentro da sociedade, bem como sua utilização na vida dos alunos. Aproximar os estudantes da realidade disponível pela própria cidade em relação a energia eólica, configura um passo importante na disseminação da informação para os demais na sociedade, viabilizando que mais pessoas sejam inteiradas da utilização da energia eólica em suas vidas. Na culminância da amostra, os alunos puderam disseminar seus conhecimentos com os visitantes, sendo eles professores, alunos, familiares e os próprios colegas de classe, onde foi possível observar grande desenvoltura dos mesmos quando demonstraram facilidade em expor sobre a energia eólica, explicando e respondendo os questionamentos dos ouvintes. Os resultados dos questionários aplicados aos alunos mostraram, de forma evidente, um aumento significativo nos saberes adquiridos pelos alunos, em relação ao assunto trabalhado, o que tornou possível afirmar que trabalhos extra sala de aula são ferramentas excelentes no envolver e instigar os alunos a participarem ativamente das atividades, revelando bom rendimento no aprendizado dos mesmos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.