Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, CONSUMISMO, CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE, HISTÓRIA EM QUADRINHOS Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Diante da atual problemática ambiental da escassez de recursos naturais e da grande produção de lixo, a Educação Ambiental (EA) crítica se torna urgente. A Educação Ambiental crítica entende que para a problemática do lixo, o ponto mais importante é reduzir o consumo e o desperdício. Nesse panorama, o Brasil precisa de profissionais em Meio Ambiente cada vez mais capacitados para lidar com tais desafios. Sendo assim, a pesquisa foi realizada numa Instituição Federal de Ensino (IFRJ) que oferece o Curso Técnico em Meio Ambiente (CTMA). Aplicou-se a estratégia de produção de História em Quadrinhos (HQ) a um grupo de 7 estudantes do 2º ano do CTMA. A HQ foi elaborada abordando a ação antrópica no meio ambiente ao longo do tempo. Os estudantes participantes da estratégia foram avaliados quanto à visão da Educação Ambiental, e alguns aspectos atitudinais em relação ao consumo. A avaliação se fez através de grupos focais: grupo focal com estudantes não participantes da estratégia, grupo focal com participantes logo após a finalização da estratégia, e o terceiro grupo focal seis meses mais tarde, para averiguação da aprendizagem de médio prazo. O grupo externo não participante da estratégia apresentou vários estudantes com a visão ingênua da EA, baseada em sensibilização e reciclagem e postura de consumo inadequada aos valores que a educação ambiental crítica busca propagar. Os estudantes participantes da estratégia demonstraram uma visão crítica da EA. Em relação aos aspectos atitudinais, observou-se estudantes ponderados em relação ao consumo e também estudantes que viam em suas atitudes contradições com sua própria visão da EA. Apesar de 4 meses de trabalho intenso, uma estudante permaneceu com a visão ingênua da EA, mostrando que o estudante precisa estar predisposto a aprender. O grupo focal de médio prazo mostrou que a EA crítica se consolidou no cognitivo de quase todos os estudantes, evidenciando que a estratégia foi bem sucedida.

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