Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONFECÇÃO DE MAQUETES COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR E A PERCEPÇÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Ensino de Ciências fundamenta-se na qualidade e desenvolvimento de uma postura científica e crítica pelos estudantes. Ao ingressarem no ensino médio, os discentes oriundos do ensino fundamental apresentam, na sua maioria, pouca maturidade acadêmica e poder de abstração. Essas questões ficam evidentes no campo da Biologia, tornando um especial desafio ministrar conteúdos relacionados à Biologia Celular e Molecular. Com isso, o presente trabalho buscou facilitar a aprendizagem, tornando-a mais significativa e paupável, através da construção de maquetes de organelas e estruturas celulares como uma estratégia pedagógica alternativa. Diante desse cenário, mostrou-se igualmente importante identificar qual a percepção dos alunos sobre abordagens que fogem ao que é convencionalmente ministrado em sala nas aulas de citologia, como o desenvolvimento de maquetes. Procurar conhecer a concepcção dos discentes, no que tange sua aprendizagem significativa perante alternativas metodológicas, também foi objeto de investigação. A confecção de maquetes de estruturas celulares foi proposta para alunos de primeiro ano do ensino médio. O que se pôde observar na culminância dessa primeira etapa do trabalho é que se tratou de uma atividade a qual os alunos se dedicaram muito, demonstraram mais entendimento sobre a temática, manifestaram prazer, sendo assim emblemático para discentes e docente. Expostos tais fatos e constatações, dois anos depois, quando os alunos estavam concluindo o ensino médio, foi-lhes submetido um questionário. Nas indagações buscou-se captar a percepção dos discentes acerca do quão duradoura foi sua aprendizagem com metodologias alternativas, se os alunos ainda relacionavam a atividade das maquetes a algo que remetesse prazer e se houve possibilidade de utilizar e ressignificar os saberes adquiridos em outras situações. De acordo com a análise parcial do questionário, percebeu-se que a tarefa das maquetes relacionadas à Biologia celular ficou marcada como uma atividade positiva e bem aceita. Adicionalmente, a partir dos dados coletados dos estudantes, chega-se a conclusão de que se atingiu uma aprendizagem significativa sobre a temática através da abordagem alternativa utilizando maquetes.

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