Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS AULAS TÉORICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: AULAS TEÓRICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO. Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38185
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 2689
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS AULAS TÉORICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Os professores de Educação Física encontram-se cada vez mais preocupados com os alunos em relação à disciplina, embora muitos alegassem gostar das aulas práticas suas opiniões mudam diante das aulas teóricas, o que preocupa o professor que se empenham em planejar aulas interativas buscando conteúdos, estratégias e temas para lidar melhor com essa situação. Deste modo o objetivo geral desse estudo perceber como as aulas teóricas de Educação Física no ensino médio das escolas estaduais no município de Juazeiro do Norte, Ceará estão sendo desenvolvidas. A população deste estudo foi composta por professores de Educação Física do ensino médio da rede publica estadual de Juazeiro do Norte, Ceará. A amostra consistiu em 14 professores sendo 08 do sexo Feminino e 06 do sexo masculino. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores abordando a temática das aulas teóricas de Educação Física no ensino médio. Para analise os dados deste estudo e as informações foram tabulados de acordo com a estatística descritiva, deste modo os resultados foram distribuídos e apresentados em forma de tabelas a partir da distribuição de frequência, através do programa SPSS 22.0. Com relação às necessidades das aulas teóricas de Educação Física no ensino médio, (21,4%) afirmaram que as aulas “Quase sempre” são necessárias e (78,6%) afirmaram que “Sempre” são necessárias. No contexto que envolve os benefícios das aulas teóricas de Educação Física no ensino médio (28,6%) disseram que “Quase Sempre” traz benefícios, seguido de (71,4%) que disseram que “Sempre” as aulas de Educação Física geram benefícios para os alunos. Pode-se concluir que as aulas de Educação Física do ensino médio, mediante o planejamento por meios dos blocos de conteúdos são de grande importância e necessários para que haja a seleção de conteúdos adequados para o educando, deste modo, para que o mesmo esteja apto a colocar em prática na sociedade tudo que foi adquirido com as aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AULAS TEÓRICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID2689_16062017170424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LECIANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LECIANA"
    "autor_email" => "lecyanabandeira@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO (FLS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38185
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 2689
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS AULAS TÉORICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Os professores de Educação Física encontram-se cada vez mais preocupados com os alunos em relação à disciplina, embora muitos alegassem gostar das aulas práticas suas opiniões mudam diante das aulas teóricas, o que preocupa o professor que se empenham em planejar aulas interativas buscando conteúdos, estratégias e temas para lidar melhor com essa situação. Deste modo o objetivo geral desse estudo perceber como as aulas teóricas de Educação Física no ensino médio das escolas estaduais no município de Juazeiro do Norte, Ceará estão sendo desenvolvidas. A população deste estudo foi composta por professores de Educação Física do ensino médio da rede publica estadual de Juazeiro do Norte, Ceará. A amostra consistiu em 14 professores sendo 08 do sexo Feminino e 06 do sexo masculino. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores abordando a temática das aulas teóricas de Educação Física no ensino médio. Para analise os dados deste estudo e as informações foram tabulados de acordo com a estatística descritiva, deste modo os resultados foram distribuídos e apresentados em forma de tabelas a partir da distribuição de frequência, através do programa SPSS 22.0. Com relação às necessidades das aulas teóricas de Educação Física no ensino médio, (21,4%) afirmaram que as aulas “Quase sempre” são necessárias e (78,6%) afirmaram que “Sempre” são necessárias. No contexto que envolve os benefícios das aulas teóricas de Educação Física no ensino médio (28,6%) disseram que “Quase Sempre” traz benefícios, seguido de (71,4%) que disseram que “Sempre” as aulas de Educação Física geram benefícios para os alunos. Pode-se concluir que as aulas de Educação Física do ensino médio, mediante o planejamento por meios dos blocos de conteúdos são de grande importância e necessários para que haja a seleção de conteúdos adequados para o educando, deste modo, para que o mesmo esteja apto a colocar em prática na sociedade tudo que foi adquirido com as aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AULAS TEÓRICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID2689_16062017170424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LECIANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LECIANA"
    "autor_email" => "lecyanabandeira@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO (FLS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os professores de Educação Física encontram-se cada vez mais preocupados com os alunos em relação à disciplina, embora muitos alegassem gostar das aulas práticas suas opiniões mudam diante das aulas teóricas, o que preocupa o professor que se empenham em planejar aulas interativas buscando conteúdos, estratégias e temas para lidar melhor com essa situação. Deste modo o objetivo geral desse estudo perceber como as aulas teóricas de Educação Física no ensino médio das escolas estaduais no município de Juazeiro do Norte, Ceará estão sendo desenvolvidas. A população deste estudo foi composta por professores de Educação Física do ensino médio da rede publica estadual de Juazeiro do Norte, Ceará. A amostra consistiu em 14 professores sendo 08 do sexo Feminino e 06 do sexo masculino. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores abordando a temática das aulas teóricas de Educação Física no ensino médio. Para analise os dados deste estudo e as informações foram tabulados de acordo com a estatística descritiva, deste modo os resultados foram distribuídos e apresentados em forma de tabelas a partir da distribuição de frequência, através do programa SPSS 22.0. Com relação às necessidades das aulas teóricas de Educação Física no ensino médio, (21,4%) afirmaram que as aulas “Quase sempre” são necessárias e (78,6%) afirmaram que “Sempre” são necessárias. No contexto que envolve os benefícios das aulas teóricas de Educação Física no ensino médio (28,6%) disseram que “Quase Sempre” traz benefícios, seguido de (71,4%) que disseram que “Sempre” as aulas de Educação Física geram benefícios para os alunos. Pode-se concluir que as aulas de Educação Física do ensino médio, mediante o planejamento por meios dos blocos de conteúdos são de grande importância e necessários para que haja a seleção de conteúdos adequados para o educando, deste modo, para que o mesmo esteja apto a colocar em prática na sociedade tudo que foi adquirido com as aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.