A instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), por meio da Lei 11.892/2008, representaram um novo modelo de pensar a educação, sobretudo a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O presente artigo objetiva apreender a função social da expansão da RFEPCT, focalizando-se, no contexto regional, num Campus de um IF da Região Nordeste, bem como apreender como essa função dialoga com a formação de professores para a EPT. Parte-se, então, da seguinte questão: qual (quais) a função social da RFEPCT na formação de professores para a EPT? A pesquisa é de natureza qualitativa, com foco nas pesquisas documental e bibliográfica. Buscou-se analisar leis, decretos, resoluções no âmbito do Estado brasileiro e na instituição pesquisada analisou-se o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Político Institucional e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), a fim de apreender essa concepção social. Como referencial teórico, apropriou-se das ideias de Burnier & Oliveira (2013); Costa (2016), Garíglio & Silva Júnior (2014); Lima (2012; 2013; 2014), Machado (2008), Moura (2008), Oliveira (2010; 2011), Pacheco (2011; 2012), dentre outros autores. A partir da análise do PDI, PPI e do PPC, constatou-se que o Campus focalizado apreende as demandas locais, promovendo a justiça social e forma o professor para as séries finais do ensino fundamental e médio da educação básica. Contudo, fica latente a não formação para a EPT.