Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE BOTÂNICA DE UMA FORMA DIFERENTE A PARTIR PROJETO “BOTÂNICA NA ESCOLA” DA SALA DE CIÊNCIAS DO SESC-PB

Palavra-chaves: BOTÂNICA, INTERVENÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37655
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4521
    "inscrito_id" => 4593
    "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA DE UMA FORMA DIFERENTE A PARTIR PROJETO “BOTÂNICA NA ESCOLA” DA SALA DE CIÊNCIAS DO SESC-PB"
    "resumo" => "O Botânica na Escola é um projeto de intervenção onde materiais didáticos como lupas, microscópios, modelos didáticos e jogos didáticos são levados para as escolas com o objetivo de despertar o interesse dos alunos à botânica ensinando-a de uma forma nova e divertida, tendo em visto que esse conteúdo da biologia é muitas vezes visto pelos alunos como complexo e chato por ser trabalhado, em geral, de uma forma apenas teórica. O projeto foi levado para uma escola particular em João Pessoa – PB, e foi trabalhado com os alunos do ensino fundamental II e médio, em junho de 2017. A pesquisa utilizou-se dos pressupostos metodológicos da pesquisa quali-quatitativa e empregou questionários para os alunos para termos suas percepções quanto a botânica, uso de jogos no ensino, e sobre a intervenção em geral. O resultado do projeto foi bastante positivo tendo em vista a aceitação e interesse dos estudantes nas hora da apresentação do conteúdo. Bastante alunos participaram das atividades, fazendo perguntas e comentários. Ficou evidente que a utilização dos equipamentos eletrônicos ajudou no processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse dos alunos, fazendo-os entenderem melhor o conteúdo passado visualizando estruturas antes nunca vistas por eles. Os jogos didáticos foram bem utilizados pelos participantes, e nossos dados mostram que 90% dos alunos participantes aprenderam o conteúdo enquanto jogavam. Dessa forma ficou nítido a eficácia do projeto Botânica na Escola, e a importância desses tipos de intervenções para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BOTÂNICA, INTERVENÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4593_16102017223409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS DA NÓBREGA ESTRELA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS ESTRELA"
    "autor_email" => "matheus-estrela555@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37655
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4521
    "inscrito_id" => 4593
    "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA DE UMA FORMA DIFERENTE A PARTIR PROJETO “BOTÂNICA NA ESCOLA” DA SALA DE CIÊNCIAS DO SESC-PB"
    "resumo" => "O Botânica na Escola é um projeto de intervenção onde materiais didáticos como lupas, microscópios, modelos didáticos e jogos didáticos são levados para as escolas com o objetivo de despertar o interesse dos alunos à botânica ensinando-a de uma forma nova e divertida, tendo em visto que esse conteúdo da biologia é muitas vezes visto pelos alunos como complexo e chato por ser trabalhado, em geral, de uma forma apenas teórica. O projeto foi levado para uma escola particular em João Pessoa – PB, e foi trabalhado com os alunos do ensino fundamental II e médio, em junho de 2017. A pesquisa utilizou-se dos pressupostos metodológicos da pesquisa quali-quatitativa e empregou questionários para os alunos para termos suas percepções quanto a botânica, uso de jogos no ensino, e sobre a intervenção em geral. O resultado do projeto foi bastante positivo tendo em vista a aceitação e interesse dos estudantes nas hora da apresentação do conteúdo. Bastante alunos participaram das atividades, fazendo perguntas e comentários. Ficou evidente que a utilização dos equipamentos eletrônicos ajudou no processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse dos alunos, fazendo-os entenderem melhor o conteúdo passado visualizando estruturas antes nunca vistas por eles. Os jogos didáticos foram bem utilizados pelos participantes, e nossos dados mostram que 90% dos alunos participantes aprenderam o conteúdo enquanto jogavam. Dessa forma ficou nítido a eficácia do projeto Botânica na Escola, e a importância desses tipos de intervenções para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BOTÂNICA, INTERVENÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4593_16102017223409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS DA NÓBREGA ESTRELA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS ESTRELA"
    "autor_email" => "matheus-estrela555@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Botânica na Escola é um projeto de intervenção onde materiais didáticos como lupas, microscópios, modelos didáticos e jogos didáticos são levados para as escolas com o objetivo de despertar o interesse dos alunos à botânica ensinando-a de uma forma nova e divertida, tendo em visto que esse conteúdo da biologia é muitas vezes visto pelos alunos como complexo e chato por ser trabalhado, em geral, de uma forma apenas teórica. O projeto foi levado para uma escola particular em João Pessoa – PB, e foi trabalhado com os alunos do ensino fundamental II e médio, em junho de 2017. A pesquisa utilizou-se dos pressupostos metodológicos da pesquisa quali-quatitativa e empregou questionários para os alunos para termos suas percepções quanto a botânica, uso de jogos no ensino, e sobre a intervenção em geral. O resultado do projeto foi bastante positivo tendo em vista a aceitação e interesse dos estudantes nas hora da apresentação do conteúdo. Bastante alunos participaram das atividades, fazendo perguntas e comentários. Ficou evidente que a utilização dos equipamentos eletrônicos ajudou no processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse dos alunos, fazendo-os entenderem melhor o conteúdo passado visualizando estruturas antes nunca vistas por eles. Os jogos didáticos foram bem utilizados pelos participantes, e nossos dados mostram que 90% dos alunos participantes aprenderam o conteúdo enquanto jogavam. Dessa forma ficou nítido a eficácia do projeto Botânica na Escola, e a importância desses tipos de intervenções para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.