Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO CICLO DA EXPERIÊNCIA DE KELLY EM ATIVIDADE PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS

Palavra-chaves: ATIVIDADE PRÁTICA, CICLO DA EXPERIÊNCIA DE KELLY, CIRCUITOS ELÉTRICOS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35657
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1376
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO CICLO DA EXPERIÊNCIA DE KELLY EM ATIVIDADE PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS"
    "resumo" => "Este relato trata do uso do Ciclo da Experiência de Kelly (CEK), como metodologia para a realização de uma atividade prática com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo dessa atividade foi o desenvolvimento e a formação de conceitos científicos sobre circuitos elétricos por parte dos alunos, com a identificação dos tipos de circuitos e sua importância no cotidiano do estudante. Para tanto, foi confeccionada uma sequência didática organizada de acordo com as fases do Ciclo da Experiência Kellyana. Os resultados desse trabalho mostraram que os estudantes possuíam conceitos intuitivos, porém apresentavam dificuldades em entender os conceitos teóricos sobre o que é um circuito elétrico e como são analisados. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas durante o Ciclo da Experiência de Kelly contribuíram para despertar a atenção dos estudantes, direcionando-os ao levantamento de hipóteses, refletindo e estabelecendo relações das situações vivenciadas com o tema estudado, oportunizando uma contribuição de forma significativa para a evolução dos seus conceitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE PRÁTICA, CICLO DA EXPERIÊNCIA DE KELLY, CIRCUITOS ELÉTRICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1740_10092017153837.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA VALÉRIA FERREIRA TAVARES "
    "autor_nome_curto" => "CARLA TAVARES"
    "autor_email" => "carmem186@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35657
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1376
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO CICLO DA EXPERIÊNCIA DE KELLY EM ATIVIDADE PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS"
    "resumo" => "Este relato trata do uso do Ciclo da Experiência de Kelly (CEK), como metodologia para a realização de uma atividade prática com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo dessa atividade foi o desenvolvimento e a formação de conceitos científicos sobre circuitos elétricos por parte dos alunos, com a identificação dos tipos de circuitos e sua importância no cotidiano do estudante. Para tanto, foi confeccionada uma sequência didática organizada de acordo com as fases do Ciclo da Experiência Kellyana. Os resultados desse trabalho mostraram que os estudantes possuíam conceitos intuitivos, porém apresentavam dificuldades em entender os conceitos teóricos sobre o que é um circuito elétrico e como são analisados. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas durante o Ciclo da Experiência de Kelly contribuíram para despertar a atenção dos estudantes, direcionando-os ao levantamento de hipóteses, refletindo e estabelecendo relações das situações vivenciadas com o tema estudado, oportunizando uma contribuição de forma significativa para a evolução dos seus conceitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE PRÁTICA, CICLO DA EXPERIÊNCIA DE KELLY, CIRCUITOS ELÉTRICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1740_10092017153837.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA VALÉRIA FERREIRA TAVARES "
    "autor_nome_curto" => "CARLA TAVARES"
    "autor_email" => "carmem186@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este relato trata do uso do Ciclo da Experiência de Kelly (CEK), como metodologia para a realização de uma atividade prática com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo dessa atividade foi o desenvolvimento e a formação de conceitos científicos sobre circuitos elétricos por parte dos alunos, com a identificação dos tipos de circuitos e sua importância no cotidiano do estudante. Para tanto, foi confeccionada uma sequência didática organizada de acordo com as fases do Ciclo da Experiência Kellyana. Os resultados desse trabalho mostraram que os estudantes possuíam conceitos intuitivos, porém apresentavam dificuldades em entender os conceitos teóricos sobre o que é um circuito elétrico e como são analisados. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas durante o Ciclo da Experiência de Kelly contribuíram para despertar a atenção dos estudantes, direcionando-os ao levantamento de hipóteses, refletindo e estabelecendo relações das situações vivenciadas com o tema estudado, oportunizando uma contribuição de forma significativa para a evolução dos seus conceitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.