O ensino de ciências no país vem passando por modificações significativas, mais precisamente a partir do final do século XX. Com as mudanças educacionais, várias pesquisas e propostas metodológicas surgiram na intenção de melhorar a qualidade no ensino de ciências. É sabido entre os pesquisadores da educação, que a aplicação de metodologias diversificadas no ensino é sempre desafiadora para os professores que atuam no ensino básico da rede pública, onde precisam lidar com uma série de outros fatores que muitas vezes dificultam no processo de ensinar e aprender. Ademais, a utilização de procedimentos metodológicos adequados é fundamental para promover a dinamização da sua prática pedagógica e assim atingir todos os alunos de acordo com seu nível cognitivo. Neste âmbito, essa pesquisa teve como principal objetivo investigar as concepções metodológicas dos professores de ciências do ensino fundamental II de escolas da rede municipal de João Pessoa - Paraíba. Fundamentada no método dialético, as informações foram coletadas através de entrevistas, com um total de quatro professores de três escolas. As três escolas estão situadas na região metropolitana do município de João Pessoa, próximas a comunidades de classe socioeconômica baixa, onde atendem alunos dessas comunidades. Quanto a formação docente, três possuem formação em Ciências Biológicas e um professor com formação em Química, todos na modalidade licenciatura. Os resultados demonstraram que os professores compreendem por metodologias de ensino, como um conjunto de ações e métodos que facilitam a aprendizagem do aluno, o que caracteriza uma concepção genérica e simplista. Com base em suas concepções, esses utilizam em salas de aula diversos métodos, desde as de cunho clássico ou tradicionais até metodologias ativas. Embora, não saibam citar os teóricos ou as bases por trás de tais metodologias, acabam aplicando-as. Por fim, conclui-se com esta pesquisa que os professores de ciências da rede pública do município de João Pessoa estão utilizando em sua prática educativa metodologias ativas que contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.