Este artigo tem a finalidade sobre as questões da inclusão escolar, refletindo diante da aceitação da igualdade e diversidade do individuo, no contexto escolar e social, para tanto, temos como objetivos: Identificar as principais dificuldades enfrentadas pela escola na inclusão das crianças com deficiências; tivemos ainda como objetivos específicos: conhecer as dificuldades relacionadas a estrutura física e docente para inclusão de alunos com deficiência; analisar os recursos que facilitam o ingresso ou inclusão de alunos com deficiência; e esclarecer que as crianças com deficiência podem desenvolver capacidades iguais. Procuramos fazer pesquisa de forma qualitativa/Descritiva, “trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes”. Será também realizado um estudo de caso, “um estudo aprofundado a fim de buscar fundamentos e explicações para determinado fato ou fenômeno da realidade empírica”. Por que as escolas dificultam o acesso das crianças com deficiências? De acordo com os autores a inclusão se dará quando a sociedade e a escola tiverem um olhar relacionado em questão da adaptação, não por parte do indivíduo com necessidades especiais, mas com a aceitação dos que fazem parte dela. Resultados e discussões: a escola do século XXI, ainda não sabe fazer a inclusão, baseada nos princípios de uma sociedade igualitária para todos, negligenciando aqueles que de forma não homogênea não consegue atender ao ideal de sociedade. Percebemos que para a escola incluir é ser matriculado e frequentar os espaços educativos como todos os alunos. No entanto, não existe uma preocupação por parte da mesma nos projetos pedagógicos. Negar a possibilidade de fazer parte do convívio educacional é tirar o direito a igualdade social, ter uma escola inclusiva e saber trabalhar através das diferenças.
Palavras-Chaves: Inclusão, Deficiência, Igualdade, Diversidade