Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA ESCOLHA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE FÍSICA IV

Palavra-chaves: ESCOLHA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, METACOGNIÇÃO, AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM, NOVAS METODOLOGIAS Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35787 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1095 "inscrito_id" => 2862 "titulo" => "ANÁLISE DA ESCOLHA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE FÍSICA IV" "resumo" => "O referido artigo visa apresentar e analisar uma proposta de avaliação aplicada na disciplina de Fundamentos da Física IV para o curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste, onde os estudantes são autônomos na escolha dos problemas a serem respondidos, uma vez escolhidos os problemas o individuo vai, além de fornecer a resolução padrão aguardada pelos métodos tradicionais, justificar a escolha do problema, mostrando o motivo e a importância da escolha do exercício a ser respondido além de apresentar a estratégia usada na resolução. Nesta analise foi possível verificar que os alunos do primeiro semestre letivo de 2017 obtiveram um aproveitamento mais significativo quando comparado com estudantes que foram submetidos a métodos tradicionais. Estas novas propostas se fazem importante não só pela formação do aluno, mas também pela possibilidade de apresentar ao futuro professor que o processo ensino aprendizagem pode, e deve, ser adaptável a realidade individual dos seus alunos, onde não necessariamente o professor é detentor de “receitas” que o aluno deve aplicar e elas garantem o sucesso de seu aprendizado. Tendo como base textos acadêmicos que analisam a importância de temas como a metacognição, podemos perceber a relevância da autonomia do estudante que pode demonstrar sua individualidade na aprendizagem de conceitos. A escolha dos problemas a serem respondidos e a análise individual destes problemas demonstram que a simples absorção de propostas apresentadas pelos professores pode não ser eficaz para todos os alunos assim como a avaliação do aprendizado e das deficiências do aluno podem, e devem, ser um processo individualizado.O referido artigo visa apresentar e analisar uma proposta de avaliação aplicada na disciplina de Fundamentos da Física IV para o curso de Licenciatura em Física" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCOLHA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, METACOGNIÇÃO, AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM, NOVAS METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID2862_08092017215533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSENILDO BETUEL SANGUINETO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "BETUEL SANGUINE" "autor_email" => "sanguinetob@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35787 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1095 "inscrito_id" => 2862 "titulo" => "ANÁLISE DA ESCOLHA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE FÍSICA IV" "resumo" => "O referido artigo visa apresentar e analisar uma proposta de avaliação aplicada na disciplina de Fundamentos da Física IV para o curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste, onde os estudantes são autônomos na escolha dos problemas a serem respondidos, uma vez escolhidos os problemas o individuo vai, além de fornecer a resolução padrão aguardada pelos métodos tradicionais, justificar a escolha do problema, mostrando o motivo e a importância da escolha do exercício a ser respondido além de apresentar a estratégia usada na resolução. Nesta analise foi possível verificar que os alunos do primeiro semestre letivo de 2017 obtiveram um aproveitamento mais significativo quando comparado com estudantes que foram submetidos a métodos tradicionais. Estas novas propostas se fazem importante não só pela formação do aluno, mas também pela possibilidade de apresentar ao futuro professor que o processo ensino aprendizagem pode, e deve, ser adaptável a realidade individual dos seus alunos, onde não necessariamente o professor é detentor de “receitas” que o aluno deve aplicar e elas garantem o sucesso de seu aprendizado. Tendo como base textos acadêmicos que analisam a importância de temas como a metacognição, podemos perceber a relevância da autonomia do estudante que pode demonstrar sua individualidade na aprendizagem de conceitos. A escolha dos problemas a serem respondidos e a análise individual destes problemas demonstram que a simples absorção de propostas apresentadas pelos professores pode não ser eficaz para todos os alunos assim como a avaliação do aprendizado e das deficiências do aluno podem, e devem, ser um processo individualizado.O referido artigo visa apresentar e analisar uma proposta de avaliação aplicada na disciplina de Fundamentos da Física IV para o curso de Licenciatura em Física" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCOLHA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, METACOGNIÇÃO, AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM, NOVAS METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID2862_08092017215533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSENILDO BETUEL SANGUINETO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "BETUEL SANGUINE" "autor_email" => "sanguinetob@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O referido artigo visa apresentar e analisar uma proposta de avaliação aplicada na disciplina de Fundamentos da Física IV para o curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste, onde os estudantes são autônomos na escolha dos problemas a serem respondidos, uma vez escolhidos os problemas o individuo vai, além de fornecer a resolução padrão aguardada pelos métodos tradicionais, justificar a escolha do problema, mostrando o motivo e a importância da escolha do exercício a ser respondido além de apresentar a estratégia usada na resolução. Nesta analise foi possível verificar que os alunos do primeiro semestre letivo de 2017 obtiveram um aproveitamento mais significativo quando comparado com estudantes que foram submetidos a métodos tradicionais. Estas novas propostas se fazem importante não só pela formação do aluno, mas também pela possibilidade de apresentar ao futuro professor que o processo ensino aprendizagem pode, e deve, ser adaptável a realidade individual dos seus alunos, onde não necessariamente o professor é detentor de “receitas” que o aluno deve aplicar e elas garantem o sucesso de seu aprendizado. Tendo como base textos acadêmicos que analisam a importância de temas como a metacognição, podemos perceber a relevância da autonomia do estudante que pode demonstrar sua individualidade na aprendizagem de conceitos. A escolha dos problemas a serem respondidos e a análise individual destes problemas demonstram que a simples absorção de propostas apresentadas pelos professores pode não ser eficaz para todos os alunos assim como a avaliação do aprendizado e das deficiências do aluno podem, e devem, ser um processo individualizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.