Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GEOGRAFIA ESCOLAR, O PROFESSOR E A PESQUISA COMO FUNDAMENTO PARA A PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: GEOGRAFIA ESCOLAR, PROFESSOR, PESQUISA, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35246
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1103
    "inscrito_id" => 5029
    "titulo" => "A GEOGRAFIA ESCOLAR, O PROFESSOR E A PESQUISA COMO FUNDAMENTO PARA A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Este trabalho parte da necessidade de discutirmos sobre os fundamentos da Geografia escolar e de sua pertinência para o cotidiano, sobre o professor enquanto mediador dos conteúdos de Geografia, bem como sobre a importância da pesquisa para o sucesso da prática docente. Assim, objetivamos evidenciar o mérito da Geografia Escolar mediante as transformações da sociedade do século XXI; o papel do professor de Geografia na mediação dos conteúdos da disciplina de Geografia no contexto escolar; bem como a relevância da pesquisa para que o profissional desta área do conhecimento, exerça com segurança e qualidade a sua prática docente na sala de aula diante dos seus alunos. Nesse sentido, optamos por elaborar nosso trabalho com caráter bibliográfico e, para tal, embasamo-nos em Filizola (2009) para discutirmos sobre Geografia Escolar; Lesann (2009) para falarmos sobre a formação do professor; Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) para abordarmos sobre a pesquisa na prática docente, bem como outros autores que complementaram nossa discussão. De acordo com nossos estudos, percebemos que o ensino de Geografia tem um grau de importância bem elevado no processo de construção da identidade de cidadãos ativos em sua realidade e na construção de raciocínios espaciais, de modo a permitir que os alunos compreendam melhor as dinâmicas do mundo atual e as transformações sociais pelas quais este tem passado. E, que tal processo poder se efetivar de forma satisfatória mediante a prática do professor, deve se fundamentar na pesquisa e realizar sua prática respeitando o grau de amadurecimento psicopedagógico do seu aluno. Havendo esta coerência, certamente, ocorrerá uma aprendizagem condizente com os preceitos da Geografia, contemplando o aluno em todos os seus aspectos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA ESCOLAR, PROFESSOR, PESQUISA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5029_08092017230435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANA SOARES DE LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANA LACERDA"
    "autor_email" => "zana.inha16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35246
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1103
    "inscrito_id" => 5029
    "titulo" => "A GEOGRAFIA ESCOLAR, O PROFESSOR E A PESQUISA COMO FUNDAMENTO PARA A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Este trabalho parte da necessidade de discutirmos sobre os fundamentos da Geografia escolar e de sua pertinência para o cotidiano, sobre o professor enquanto mediador dos conteúdos de Geografia, bem como sobre a importância da pesquisa para o sucesso da prática docente. Assim, objetivamos evidenciar o mérito da Geografia Escolar mediante as transformações da sociedade do século XXI; o papel do professor de Geografia na mediação dos conteúdos da disciplina de Geografia no contexto escolar; bem como a relevância da pesquisa para que o profissional desta área do conhecimento, exerça com segurança e qualidade a sua prática docente na sala de aula diante dos seus alunos. Nesse sentido, optamos por elaborar nosso trabalho com caráter bibliográfico e, para tal, embasamo-nos em Filizola (2009) para discutirmos sobre Geografia Escolar; Lesann (2009) para falarmos sobre a formação do professor; Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) para abordarmos sobre a pesquisa na prática docente, bem como outros autores que complementaram nossa discussão. De acordo com nossos estudos, percebemos que o ensino de Geografia tem um grau de importância bem elevado no processo de construção da identidade de cidadãos ativos em sua realidade e na construção de raciocínios espaciais, de modo a permitir que os alunos compreendam melhor as dinâmicas do mundo atual e as transformações sociais pelas quais este tem passado. E, que tal processo poder se efetivar de forma satisfatória mediante a prática do professor, deve se fundamentar na pesquisa e realizar sua prática respeitando o grau de amadurecimento psicopedagógico do seu aluno. Havendo esta coerência, certamente, ocorrerá uma aprendizagem condizente com os preceitos da Geografia, contemplando o aluno em todos os seus aspectos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA ESCOLAR, PROFESSOR, PESQUISA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5029_08092017230435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANA SOARES DE LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANA LACERDA"
    "autor_email" => "zana.inha16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho parte da necessidade de discutirmos sobre os fundamentos da Geografia escolar e de sua pertinência para o cotidiano, sobre o professor enquanto mediador dos conteúdos de Geografia, bem como sobre a importância da pesquisa para o sucesso da prática docente. Assim, objetivamos evidenciar o mérito da Geografia Escolar mediante as transformações da sociedade do século XXI; o papel do professor de Geografia na mediação dos conteúdos da disciplina de Geografia no contexto escolar; bem como a relevância da pesquisa para que o profissional desta área do conhecimento, exerça com segurança e qualidade a sua prática docente na sala de aula diante dos seus alunos. Nesse sentido, optamos por elaborar nosso trabalho com caráter bibliográfico e, para tal, embasamo-nos em Filizola (2009) para discutirmos sobre Geografia Escolar; Lesann (2009) para falarmos sobre a formação do professor; Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) para abordarmos sobre a pesquisa na prática docente, bem como outros autores que complementaram nossa discussão. De acordo com nossos estudos, percebemos que o ensino de Geografia tem um grau de importância bem elevado no processo de construção da identidade de cidadãos ativos em sua realidade e na construção de raciocínios espaciais, de modo a permitir que os alunos compreendam melhor as dinâmicas do mundo atual e as transformações sociais pelas quais este tem passado. E, que tal processo poder se efetivar de forma satisfatória mediante a prática do professor, deve se fundamentar na pesquisa e realizar sua prática respeitando o grau de amadurecimento psicopedagógico do seu aluno. Havendo esta coerência, certamente, ocorrerá uma aprendizagem condizente com os preceitos da Geografia, contemplando o aluno em todos os seus aspectos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.