Este trabalho parte da necessidade de discutirmos sobre os fundamentos da Geografia escolar e de sua pertinência para o cotidiano, sobre o professor enquanto mediador dos conteúdos de Geografia, bem como sobre a importância da pesquisa para o sucesso da prática docente. Assim, objetivamos evidenciar o mérito da Geografia Escolar mediante as transformações da sociedade do século XXI; o papel do professor de Geografia na mediação dos conteúdos da disciplina de Geografia no contexto escolar; bem como a relevância da pesquisa para que o profissional desta área do conhecimento, exerça com segurança e qualidade a sua prática docente na sala de aula diante dos seus alunos. Nesse sentido, optamos por elaborar nosso trabalho com caráter bibliográfico e, para tal, embasamo-nos em Filizola (2009) para discutirmos sobre Geografia Escolar; Lesann (2009) para falarmos sobre a formação do professor; Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) para abordarmos sobre a pesquisa na prática docente, bem como outros autores que complementaram nossa discussão. De acordo com nossos estudos, percebemos que o ensino de Geografia tem um grau de importância bem elevado no processo de construção da identidade de cidadãos ativos em sua realidade e na construção de raciocínios espaciais, de modo a permitir que os alunos compreendam melhor as dinâmicas do mundo atual e as transformações sociais pelas quais este tem passado. E, que tal processo poder se efetivar de forma satisfatória mediante a prática do professor, deve se fundamentar na pesquisa e realizar sua prática respeitando o grau de amadurecimento psicopedagógico do seu aluno. Havendo esta coerência, certamente, ocorrerá uma aprendizagem condizente com os preceitos da Geografia, contemplando o aluno em todos os seus aspectos.