O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO E DE ROBÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37691 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3097 "inscrito_id" => 6723 "titulo" => "O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO E DE ROBÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Este texto apresenta uma pesquisa que está em andamento como um projeto de iniciação Científica e de extensão universitária do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma investigação sobre as possibilidades de inserção do ensino de programação de computadores (lógica de programação) e de conceitos iniciais de robótica no Ensino Fundamental para desenvolvimento do pensamento computacional dos estudantes . Neste trabalho, apresentamos um extrato da pesquisa relatando a elaboração e a realização de uma sequência didática para duas turmas de segundo ano do Ensino Fundamental na perspectiva da realização de trabalho interdisciplinar voltado à alfabetização matemática e alfabetização tecnológica levando em conta os princípios do letramento e do lúdico. Indicamos uma possibilidade de trabalho com a programação por blocos via ArduBlock, a construção de personagens com kits de peças de montar, que podem ser transformados em robôs comandados por códigos implementados pelas crianças e a programação no ambiente Scratch. Nosso objetivo é evidenciar práticas de alfabetização contextualizadas vinculadas ao desenvolvimento do pensamento computacional na perspectiva do letramento tecnológico. O trabalho está em andamento, realizado de forma colaborativa entre alunos bolsistas de iniciação científica e de extensão universitária. Como resultados preliminares, observamos o interesse e o envolvimento das crianças ao participarem das atividades que envolvem a tecnologia educacional. Além disso, ficaram evidenciadas situações que mostram que é possível a inserção do ensino de programação e da robótica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto conta com financiamento do CNPq para bolsas de iniciação científica, da UDESC para bolsa de extensão universitária e da FAPESC com recursos financeiros, a quem agradecemos o incentivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA EDUCACIONAL, PENSAMENTO COMPUTACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6723_04102017231909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCIANE MULAZANI" "autor_email" => "lucianemulazani@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37691 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3097 "inscrito_id" => 6723 "titulo" => "O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO E DE ROBÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Este texto apresenta uma pesquisa que está em andamento como um projeto de iniciação Científica e de extensão universitária do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma investigação sobre as possibilidades de inserção do ensino de programação de computadores (lógica de programação) e de conceitos iniciais de robótica no Ensino Fundamental para desenvolvimento do pensamento computacional dos estudantes . Neste trabalho, apresentamos um extrato da pesquisa relatando a elaboração e a realização de uma sequência didática para duas turmas de segundo ano do Ensino Fundamental na perspectiva da realização de trabalho interdisciplinar voltado à alfabetização matemática e alfabetização tecnológica levando em conta os princípios do letramento e do lúdico. Indicamos uma possibilidade de trabalho com a programação por blocos via ArduBlock, a construção de personagens com kits de peças de montar, que podem ser transformados em robôs comandados por códigos implementados pelas crianças e a programação no ambiente Scratch. Nosso objetivo é evidenciar práticas de alfabetização contextualizadas vinculadas ao desenvolvimento do pensamento computacional na perspectiva do letramento tecnológico. O trabalho está em andamento, realizado de forma colaborativa entre alunos bolsistas de iniciação científica e de extensão universitária. Como resultados preliminares, observamos o interesse e o envolvimento das crianças ao participarem das atividades que envolvem a tecnologia educacional. Além disso, ficaram evidenciadas situações que mostram que é possível a inserção do ensino de programação e da robótica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto conta com financiamento do CNPq para bolsas de iniciação científica, da UDESC para bolsa de extensão universitária e da FAPESC com recursos financeiros, a quem agradecemos o incentivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA EDUCACIONAL, PENSAMENTO COMPUTACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6723_04102017231909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCIANE MULAZANI" "autor_email" => "lucianemulazani@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }