O REINO DOS FUNGOS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO: EXERCITANDO A ANÁLISE CRÍTICA COMPARATIVA NA PROFISSÃO DOCENTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37920 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 375 "inscrito_id" => 2306 "titulo" => "O REINO DOS FUNGOS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO: EXERCITANDO A ANÁLISE CRÍTICA COMPARATIVA NA PROFISSÃO DOCENTE" "resumo" => "O livro didático (LD), como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem, é utilizado como instrumento indispensável por muitos professores do país, sendo atualmente o recurso mais difundido e o mais usado, dentro da sala de aula. Há situações em que o LD é o único material disponível para os envolvidos no processo educacional. O processo de escolha do livro didático pelo professor é de grande importância, não se tratando de um procedimento neutro. Dentre os conhecimentos abordados nos LD fornecidos ao Ensino Médio, encontra-se a Micologia, que na sua integralidade é o ramo que procura compreender os fenômenos relacionados à morfologia, reprodução e classificação dos fungos, sua importância para a medicina humana e animal, sua impotância como cicladores de nutrientes, importância agrícola, bem como para a indústria farmacêutica e alimentícia e para a biotecnologia. Este trabalho teve como objetivo analisar de forma comparativa a abordagem sobre o conteúdo do reino dos fungos disponíveis em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Os critérios investigativos utilizados nesta pesquisa foram Abordagem Teórica: características gerais, estruturas e morfologia, classificação e evolução, ciclo de vida; Recursos Visuais: qualidade, presença de escala, relação imagem x conteúdo; Aplicação ao Cotidiano do Aluno; Importância nas Diferentes Áreas de Conhecimento: importância médica, veterinária, biotecnológica, industrial, farmacológica, alimentar, ecológica; Abordagem Complementar: atividades práticas, atividades experimentais, textos complementares e sugestão de informação em outras fontes.A análise de conteúdos teóricos em livros didáticos é uma atividade de extrema importância para a prática docente, que deve ser desenvolvida desde o momento de sua formação, o que permite uma visão crítica e apurada na seleção de LD." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE MICOLOGIA, LIVROS DIDÁTICOS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2306_07082017215500.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA CARLA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDNA SILVA" "autor_email" => "dna_carla@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37920 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 375 "inscrito_id" => 2306 "titulo" => "O REINO DOS FUNGOS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO: EXERCITANDO A ANÁLISE CRÍTICA COMPARATIVA NA PROFISSÃO DOCENTE" "resumo" => "O livro didático (LD), como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem, é utilizado como instrumento indispensável por muitos professores do país, sendo atualmente o recurso mais difundido e o mais usado, dentro da sala de aula. Há situações em que o LD é o único material disponível para os envolvidos no processo educacional. O processo de escolha do livro didático pelo professor é de grande importância, não se tratando de um procedimento neutro. Dentre os conhecimentos abordados nos LD fornecidos ao Ensino Médio, encontra-se a Micologia, que na sua integralidade é o ramo que procura compreender os fenômenos relacionados à morfologia, reprodução e classificação dos fungos, sua importância para a medicina humana e animal, sua impotância como cicladores de nutrientes, importância agrícola, bem como para a indústria farmacêutica e alimentícia e para a biotecnologia. Este trabalho teve como objetivo analisar de forma comparativa a abordagem sobre o conteúdo do reino dos fungos disponíveis em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Os critérios investigativos utilizados nesta pesquisa foram Abordagem Teórica: características gerais, estruturas e morfologia, classificação e evolução, ciclo de vida; Recursos Visuais: qualidade, presença de escala, relação imagem x conteúdo; Aplicação ao Cotidiano do Aluno; Importância nas Diferentes Áreas de Conhecimento: importância médica, veterinária, biotecnológica, industrial, farmacológica, alimentar, ecológica; Abordagem Complementar: atividades práticas, atividades experimentais, textos complementares e sugestão de informação em outras fontes.A análise de conteúdos teóricos em livros didáticos é uma atividade de extrema importância para a prática docente, que deve ser desenvolvida desde o momento de sua formação, o que permite uma visão crítica e apurada na seleção de LD." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE MICOLOGIA, LIVROS DIDÁTICOS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2306_07082017215500.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA CARLA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDNA SILVA" "autor_email" => "dna_carla@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }