Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OFICINAS DE INTERVENÇÃO NA MEDIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37335
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2207
    "inscrito_id" => 1597
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OFICINAS DE INTERVENÇÃO NA MEDIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Os Estudos na área de Letramento digital apontam que é necessário que o professor seja letrado digitalmente em sua formação inicial e continuada para que ele possa inserir o uso das TICs  na sala de aula de forma eficiente e reflexiva. Tendo em vista esse contexto, o presente  artigo socializa  os resultados  de uma experiência de formação continuada com docentes de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, no município de Tabira no Sertão pernambucano. No presente estudo temos como objetivo central relatar e avaliar a percepção dos participantes durante as oficinas de letramento digital para o uso dos Recursos Educativos Digitais (RED) nas aulas  de Língua Portuguesa  explorando seus recursos e as potencialidades de aplicação nas aulas. Nesse contexto, no presente estudo, verifica-se de que forma as tecnologias impactam mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa. A coleta de dados deu-se por meio da pesquisa com abordagem qualitativa: de cunho etnográfico colaborativa, amparado na pesquisa-ação, através da observação e aplicação de um questionário, composto por perguntas abertas e fechadas, direcionado aos professores. Como embasamento teórico utilizou-se as abordagens de Rojo (2009;2012;2013);  Ferreiro (2013),Gomes, (2008;2016), Moran (2013); Gabriel(2013) entre outros.  Os dados da pesquisa foram gerados através de questionários e da observação dos docentes. Os resultados obtidos evidenciam a relevância da capacitação oferecida aos docentes e apontam  a eficiência da proposta de letramento digital já que favoreceu o desenvolvimento de práticas pedagógicas de multiletramentos e aprendizagem em língua materna, trazendo contribuições para o atual trabalho docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1597_11092017183122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYEDJA SYMEA FERREIRA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "LYEDJA  BARROS "
    "autor_email" => "lyedjasymea@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37335
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2207
    "inscrito_id" => 1597
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OFICINAS DE INTERVENÇÃO NA MEDIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Os Estudos na área de Letramento digital apontam que é necessário que o professor seja letrado digitalmente em sua formação inicial e continuada para que ele possa inserir o uso das TICs  na sala de aula de forma eficiente e reflexiva. Tendo em vista esse contexto, o presente  artigo socializa  os resultados  de uma experiência de formação continuada com docentes de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, no município de Tabira no Sertão pernambucano. No presente estudo temos como objetivo central relatar e avaliar a percepção dos participantes durante as oficinas de letramento digital para o uso dos Recursos Educativos Digitais (RED) nas aulas  de Língua Portuguesa  explorando seus recursos e as potencialidades de aplicação nas aulas. Nesse contexto, no presente estudo, verifica-se de que forma as tecnologias impactam mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa. A coleta de dados deu-se por meio da pesquisa com abordagem qualitativa: de cunho etnográfico colaborativa, amparado na pesquisa-ação, através da observação e aplicação de um questionário, composto por perguntas abertas e fechadas, direcionado aos professores. Como embasamento teórico utilizou-se as abordagens de Rojo (2009;2012;2013);  Ferreiro (2013),Gomes, (2008;2016), Moran (2013); Gabriel(2013) entre outros.  Os dados da pesquisa foram gerados através de questionários e da observação dos docentes. Os resultados obtidos evidenciam a relevância da capacitação oferecida aos docentes e apontam  a eficiência da proposta de letramento digital já que favoreceu o desenvolvimento de práticas pedagógicas de multiletramentos e aprendizagem em língua materna, trazendo contribuições para o atual trabalho docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1597_11092017183122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYEDJA SYMEA FERREIRA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "LYEDJA  BARROS "
    "autor_email" => "lyedjasymea@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os Estudos na área de Letramento digital apontam que é necessário que o professor seja letrado digitalmente em sua formação inicial e continuada para que ele possa inserir o uso das TICs na sala de aula de forma eficiente e reflexiva. Tendo em vista esse contexto, o presente artigo socializa os resultados de uma experiência de formação continuada com docentes de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, no município de Tabira no Sertão pernambucano. No presente estudo temos como objetivo central relatar e avaliar a percepção dos participantes durante as oficinas de letramento digital para o uso dos Recursos Educativos Digitais (RED) nas aulas de Língua Portuguesa explorando seus recursos e as potencialidades de aplicação nas aulas. Nesse contexto, no presente estudo, verifica-se de que forma as tecnologias impactam mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa. A coleta de dados deu-se por meio da pesquisa com abordagem qualitativa: de cunho etnográfico colaborativa, amparado na pesquisa-ação, através da observação e aplicação de um questionário, composto por perguntas abertas e fechadas, direcionado aos professores. Como embasamento teórico utilizou-se as abordagens de Rojo (2009;2012;2013); Ferreiro (2013),Gomes, (2008;2016), Moran (2013); Gabriel(2013) entre outros. Os dados da pesquisa foram gerados através de questionários e da observação dos docentes. Os resultados obtidos evidenciam a relevância da capacitação oferecida aos docentes e apontam a eficiência da proposta de letramento digital já que favoreceu o desenvolvimento de práticas pedagógicas de multiletramentos e aprendizagem em língua materna, trazendo contribuições para o atual trabalho docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.