Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DE ESPORTE NA VISÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE AMARGOSA/BA

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES DE ESPORTE, PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36196
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1249
    "inscrito_id" => 6967
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ESPORTE NA VISÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE AMARGOSA/BA"
    "resumo" => "Este artigo representa um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Centro de Formação de Professores (UFRB/CFP), situada no campus da cidade de Amargosa/Bahia. Tem por objetivo apresentar as Concepções de Esporte na visão dos professores da rede pública de ensino da cidade de Amargosa/BA. As concepções que me refiro, por exemplo, refere-se aos conceitos e aos significados atribuídos por docentes ao esporte, principalmente, considerando suas contribuições na formação educacional e social dos escolares. Para estes fins, o trabalho segue a abordagem metodológica qualitativa, e utilizamos como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Estas entrevistas foram realizadas com cinco professores da rede pública de ensino da cidade de Amargosa/BA, sendo três professores e duas professoras. Concluo que, com relação à educação física, o esporte é o conteúdo mais presente na vida social do aluno e configura logicamente o espaço principal das aulas de educação física. Com relação às Concepções de Esporte os professores assumem o trato com a cultura corporal no modelo heterogêneo, por entenderem que o esporte é passível a transformações e constituições dos sujeitos escolares. Porém, foram evidenciadas problemáticas da educação física no contexto social das escolas públicas do município de Amargosa/BA. Isto porque alguns dos professores entrevistados não detêm de uma linha estabelecida no trato do esporte. O que não torna evidente seus anseios educativos para os educandos. De forma singular, outros professores buscam por meio desta concepção heterogênea, a transformação do modelo social, ou pelo menos, acredita que esse pode ser a maior contribuição da disciplina Educação Física na formação dos sujeitos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE ESPORTE, PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6967_09092017212824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HALLANA FERREIRA GIBAUT"
    "autor_nome_curto" => "HALLANA GIBAUT"
    "autor_email" => "hallana_gibaut@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36196
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1249
    "inscrito_id" => 6967
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ESPORTE NA VISÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE AMARGOSA/BA"
    "resumo" => "Este artigo representa um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Centro de Formação de Professores (UFRB/CFP), situada no campus da cidade de Amargosa/Bahia. Tem por objetivo apresentar as Concepções de Esporte na visão dos professores da rede pública de ensino da cidade de Amargosa/BA. As concepções que me refiro, por exemplo, refere-se aos conceitos e aos significados atribuídos por docentes ao esporte, principalmente, considerando suas contribuições na formação educacional e social dos escolares. Para estes fins, o trabalho segue a abordagem metodológica qualitativa, e utilizamos como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Estas entrevistas foram realizadas com cinco professores da rede pública de ensino da cidade de Amargosa/BA, sendo três professores e duas professoras. Concluo que, com relação à educação física, o esporte é o conteúdo mais presente na vida social do aluno e configura logicamente o espaço principal das aulas de educação física. Com relação às Concepções de Esporte os professores assumem o trato com a cultura corporal no modelo heterogêneo, por entenderem que o esporte é passível a transformações e constituições dos sujeitos escolares. Porém, foram evidenciadas problemáticas da educação física no contexto social das escolas públicas do município de Amargosa/BA. Isto porque alguns dos professores entrevistados não detêm de uma linha estabelecida no trato do esporte. O que não torna evidente seus anseios educativos para os educandos. De forma singular, outros professores buscam por meio desta concepção heterogênea, a transformação do modelo social, ou pelo menos, acredita que esse pode ser a maior contribuição da disciplina Educação Física na formação dos sujeitos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE ESPORTE, PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6967_09092017212824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HALLANA FERREIRA GIBAUT"
    "autor_nome_curto" => "HALLANA GIBAUT"
    "autor_email" => "hallana_gibaut@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo representa um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Centro de Formação de Professores (UFRB/CFP), situada no campus da cidade de Amargosa/Bahia. Tem por objetivo apresentar as Concepções de Esporte na visão dos professores da rede pública de ensino da cidade de Amargosa/BA. As concepções que me refiro, por exemplo, refere-se aos conceitos e aos significados atribuídos por docentes ao esporte, principalmente, considerando suas contribuições na formação educacional e social dos escolares. Para estes fins, o trabalho segue a abordagem metodológica qualitativa, e utilizamos como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Estas entrevistas foram realizadas com cinco professores da rede pública de ensino da cidade de Amargosa/BA, sendo três professores e duas professoras. Concluo que, com relação à educação física, o esporte é o conteúdo mais presente na vida social do aluno e configura logicamente o espaço principal das aulas de educação física. Com relação às Concepções de Esporte os professores assumem o trato com a cultura corporal no modelo heterogêneo, por entenderem que o esporte é passível a transformações e constituições dos sujeitos escolares. Porém, foram evidenciadas problemáticas da educação física no contexto social das escolas públicas do município de Amargosa/BA. Isto porque alguns dos professores entrevistados não detêm de uma linha estabelecida no trato do esporte. O que não torna evidente seus anseios educativos para os educandos. De forma singular, outros professores buscam por meio desta concepção heterogênea, a transformação do modelo social, ou pelo menos, acredita que esse pode ser a maior contribuição da disciplina Educação Física na formação dos sujeitos escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.