Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: CONVIVÊNCIA GLOBAL E VIOLÊNCIA ESCOLAR

Palavra-chaves: BULLYING, ENSINO, ESTUDANTES, VIOLÊNCIA, VIOLÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38631
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3131
    "inscrito_id" => 7159
    "titulo" => "SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: CONVIVÊNCIA GLOBAL E VIOLÊNCIA ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente estudo, em andamento desde agosto de 2016 e que se encerrará em agosto de 2018, sobre a “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar”: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 60165016.0.0000.5165) tem como sujeitos pesquisados estudantes do ensino médio em duas escolas estaduais e uma escola particular em Cuiabá, e quatro campi do IFMT, os de Cuiabá e de outras regiões de Mato Grosso. Especificamente, o interesse direciona-se para a observação das relações humanas e sociais no limiar deste século, em que, mesmo diante dos avanços em relação aos Direitos Humanos, paradoxalmente, no meio escolar, são recorrentes a violação dos Direitos Humanos e os casos de Bullying.Terá como eixo metodológico a pesquisa qualitativa – descritiva e interpretativa, balizada por questionários com perguntas fechadas e abertas. Os dados serão tratados sob o olhar da Análise de Discurso Crítica e análise descritiva. A escolha da Análise de Discurso Crítica, como método para análise de dados está na importância que essa abordagem teórico-metodológica atribui ao papel social da linguagem. Dentre as metas a serem alcançadas, temos: Diagnóstico da situação de violação dos Direitos Humanos no universo pesquisado, traçando indicadores da violência escolar envolvendo adolescentes e descrição de processos instituintes de combate e prevenção à violência escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "BULLYING, ENSINO, ESTUDANTES, VIOLÊNCIA, VIOLÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID7159_25102017162532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL MARTINS FERNANDES MOTA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL MOTA"
    "autor_email" => "raqueldejesus14@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38631
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3131
    "inscrito_id" => 7159
    "titulo" => "SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: CONVIVÊNCIA GLOBAL E VIOLÊNCIA ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente estudo, em andamento desde agosto de 2016 e que se encerrará em agosto de 2018, sobre a “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar”: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 60165016.0.0000.5165) tem como sujeitos pesquisados estudantes do ensino médio em duas escolas estaduais e uma escola particular em Cuiabá, e quatro campi do IFMT, os de Cuiabá e de outras regiões de Mato Grosso. Especificamente, o interesse direciona-se para a observação das relações humanas e sociais no limiar deste século, em que, mesmo diante dos avanços em relação aos Direitos Humanos, paradoxalmente, no meio escolar, são recorrentes a violação dos Direitos Humanos e os casos de Bullying.Terá como eixo metodológico a pesquisa qualitativa – descritiva e interpretativa, balizada por questionários com perguntas fechadas e abertas. Os dados serão tratados sob o olhar da Análise de Discurso Crítica e análise descritiva. A escolha da Análise de Discurso Crítica, como método para análise de dados está na importância que essa abordagem teórico-metodológica atribui ao papel social da linguagem. Dentre as metas a serem alcançadas, temos: Diagnóstico da situação de violação dos Direitos Humanos no universo pesquisado, traçando indicadores da violência escolar envolvendo adolescentes e descrição de processos instituintes de combate e prevenção à violência escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "BULLYING, ENSINO, ESTUDANTES, VIOLÊNCIA, VIOLÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID7159_25102017162532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL MARTINS FERNANDES MOTA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL MOTA"
    "autor_email" => "raqueldejesus14@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo, em andamento desde agosto de 2016 e que se encerrará em agosto de 2018, sobre a “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar”: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 60165016.0.0000.5165) tem como sujeitos pesquisados estudantes do ensino médio em duas escolas estaduais e uma escola particular em Cuiabá, e quatro campi do IFMT, os de Cuiabá e de outras regiões de Mato Grosso. Especificamente, o interesse direciona-se para a observação das relações humanas e sociais no limiar deste século, em que, mesmo diante dos avanços em relação aos Direitos Humanos, paradoxalmente, no meio escolar, são recorrentes a violação dos Direitos Humanos e os casos de Bullying.Terá como eixo metodológico a pesquisa qualitativa – descritiva e interpretativa, balizada por questionários com perguntas fechadas e abertas. Os dados serão tratados sob o olhar da Análise de Discurso Crítica e análise descritiva. A escolha da Análise de Discurso Crítica, como método para análise de dados está na importância que essa abordagem teórico-metodológica atribui ao papel social da linguagem. Dentre as metas a serem alcançadas, temos: Diagnóstico da situação de violação dos Direitos Humanos no universo pesquisado, traçando indicadores da violência escolar envolvendo adolescentes e descrição de processos instituintes de combate e prevenção à violência escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.