O PSICOPEDAGOGO E SUA CONTRIBUIÇÃO EM FACE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37908 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 4290 "titulo" => "O PSICOPEDAGOGO E SUA CONTRIBUIÇÃO EM FACE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA" "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho tem como intuito pesquisar a respeito do papel que o psicopedagogo exerce frente às dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de assimilação da leitura. Esta temática é uma das problemáticas que tanto o psicopedagogo quando o professor se deparam frequentemente no dia a dia escolar. Nesse sentido, é de suma importância fazer uma investigação dos principais fatores que alteram a aquisição da leitura, e o quais ações devem ser realizadas para reverter esta situação preocupante. Nesse aspecto, a avaliação psicopedagógica surge como um fator de grande relevância para tratar cada dificuldade de aprendizagem. Tendo em vista este problema a pesquisa teve como objetivo norteador, analisar como ocorre o processo de avaliação psicopedagógica mediante as dificuldades de leitura. Para explanar o estudo, realizou-se, uma revisão bibliográfica, seguindo ao espaço empírico (campo) com base em um questionário de caráter subjetivo aplicado a três psicopedagogas que lidam diariamente com essas questões em uma clínica de psicopedagogia. Para o embasamento teórico utilizamos os seguintes autores Bossa (2001-2007), Furtado (2007), Fernández (1990-1991), Lakatos (2003), Minayo (2001), Rubinstein (1987) Scoz (1994). A partir dos resultados colhidos, foi possível compreender como funciona a avaliação psicopedagógica e as contribuições do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, DIFICULDADES DE LEITURA, ; CONTRIBUIÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4290_02082017234935.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRIKA KARINE ARAÚJO ALVES " "autor_nome_curto" => "ÉRIKA ALVEZ " "autor_email" => "eri.alvez@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37908 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 4290 "titulo" => "O PSICOPEDAGOGO E SUA CONTRIBUIÇÃO EM FACE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA" "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho tem como intuito pesquisar a respeito do papel que o psicopedagogo exerce frente às dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de assimilação da leitura. Esta temática é uma das problemáticas que tanto o psicopedagogo quando o professor se deparam frequentemente no dia a dia escolar. Nesse sentido, é de suma importância fazer uma investigação dos principais fatores que alteram a aquisição da leitura, e o quais ações devem ser realizadas para reverter esta situação preocupante. Nesse aspecto, a avaliação psicopedagógica surge como um fator de grande relevância para tratar cada dificuldade de aprendizagem. Tendo em vista este problema a pesquisa teve como objetivo norteador, analisar como ocorre o processo de avaliação psicopedagógica mediante as dificuldades de leitura. Para explanar o estudo, realizou-se, uma revisão bibliográfica, seguindo ao espaço empírico (campo) com base em um questionário de caráter subjetivo aplicado a três psicopedagogas que lidam diariamente com essas questões em uma clínica de psicopedagogia. Para o embasamento teórico utilizamos os seguintes autores Bossa (2001-2007), Furtado (2007), Fernández (1990-1991), Lakatos (2003), Minayo (2001), Rubinstein (1987) Scoz (1994). A partir dos resultados colhidos, foi possível compreender como funciona a avaliação psicopedagógica e as contribuições do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, DIFICULDADES DE LEITURA, ; CONTRIBUIÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4290_02082017234935.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRIKA KARINE ARAÚJO ALVES " "autor_nome_curto" => "ÉRIKA ALVEZ " "autor_email" => "eri.alvez@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }