Atualmente a falta de um ensino voltado à preparação de alunos do ensino médio para o vestibular acaba influenciando diretamente no resultado de suas provas. Com isso a maioria desses alunos que querem cursar um ensino superior acabam buscando outras fontes de ensino para suprir o conhecimento não adquirido na escola regular. Sendo assim, o presente projeto teve por objetivo atender às necessidades dos alunos, com relação à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tal projeto foi realizado através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) de biologia da Universidade Federal do Piauí UFPI/CMRV para alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio em uma escola pública localizada no município de Parnaíba, no estado do Piauí. Cada turma possuía um horário por semana já incluído no cronograma escolar onde a cada semana os bolsistas traziam aos alunos um determinado tema, relacionado à biologia, que seria trabalhado em sala. As questões eram resolvidas pelos próprios alunos e depois corrigidas ainda durante a aula pelos bolsistas, onde era possível perceber se o conteúdo tinha sido adquirido e as dúvidas retiradas. O eixo da monitoria realizado pelo PIBID tem a finalidade de oferecer aos alunos um suporte para resolução de suas atividades e também um reforço dos conteúdos aprendidos em sala. Com a realização desse projeto foi possível perceber uma imensa dificuldade com relação aos alunos em entender e resolver as questões trazidas pelos bolsistas. Os alunos não conseguiam finalizar a leitura dos textos e quando faziam não conseguiam assimilar com o que já tinham lido, tinham dificuldade na interpretação de gráficos e imagens além de não lembrarem alguns conceitos já estudados por eles. Vendo essa situação o projeto priorizou a interpretação de textos, a leitura de gráficos e imagens além de reforçar os principais conceitos e conteúdos abordados nas questões. Ao longo do projeto foi observada uma melhora progressiva e significativa dos alunos na resolução das questões. Eles conseguiam finalizar a leitura dos textos no tempo estipulado, respondiam uma quantidade maior de questões em um menor período de tempo e não tinham mais tantas dúvidas, além de, conseguirem analisar e interpretar os gráficos, imagens e os textos que estavam nas questões. Sendo assim, a utilização de uma monitoria voltada exclusivamente ao preparo para a prova do ENEM, trouxe aos alunos uma maior oportunidade em obter conhecimento conseguindo assim realizar uma boa prova e consequentemente entrar em uma Universidade.