CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O MOSQUITO AEDES AEGIPTY.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36191 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3860 "inscrito_id" => 8379 "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O MOSQUITO AEDES AEGIPTY." "resumo" => "As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegipty, tais como Dengue, Chikungunya e o Zika vírus, têm se mostrado doenças emergentes no Brasil e, atualmente se constituem como um dos principais problemas de saúde pública. No tocante ao ensino de Ciências e Biologia, trabalhos que visem identificar os conhecimentos prévios dos estudantes podem auxiliar o professor no momento de planejamentos de suas aulas relacionando o conteúdo ao interesse dos alunos, contribuindo ainda para uma melhor mediação dos conceitos científicos em sala de aula. Neste sentido, o objetivo do trabalho consistiu em identificar as concepções alternativas sobre o tema “Aedes aegipty” aspectos morfológicos, ambientais e de saúde) junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II de escola particular. O trabalho foi realizado numa escola particular na cidade de Natal/RN, durante julho e agosto, no 6º ano do Ensino Fundamental II, junto a 40 alunos. A proposta metodológica baseia-se em três etapas: etapa 1→ elaboração do questionário; etapa 2→ aplicação do questionário na escola; etapa 3→ análise dos dados. Os dados quali e quantitativos foram categorizados e organizados de acordo com a proporção da apresentação das concepções dos alunos. Os dados quantitativos foram organizados no software Microsoft Excel 2010. Constatamos que eles conhecem este organismo e que o consideram corretamente como um mosquito (características morfológicas), apresentando uma relação negativa com a saúde e com o ambiente. Sobre os aspectos ecológicos, observamos que os alunos não apresentaram uma associação satisfatória sobre habitat e nicho ecológico. Os alunos relacionaram apenas o A. aegipty estão associados com a água parada e resíduos. Consideramos que os alunos apresentaram informações parciais sobre o A. aegipty (sobre a doença, formas de transmissão e medidas de prevenção) e que pode este fato pode, provavelmente, estar associado a simplificação da linguagem das campanhas de controle do mosquito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AEDES AEGIPTY, CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ARTROPODES, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8379_16102017071744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA MONIQUE DE SA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA DE SA" "autor_email" => "biodeinha@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36191 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3860 "inscrito_id" => 8379 "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O MOSQUITO AEDES AEGIPTY." "resumo" => "As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegipty, tais como Dengue, Chikungunya e o Zika vírus, têm se mostrado doenças emergentes no Brasil e, atualmente se constituem como um dos principais problemas de saúde pública. No tocante ao ensino de Ciências e Biologia, trabalhos que visem identificar os conhecimentos prévios dos estudantes podem auxiliar o professor no momento de planejamentos de suas aulas relacionando o conteúdo ao interesse dos alunos, contribuindo ainda para uma melhor mediação dos conceitos científicos em sala de aula. Neste sentido, o objetivo do trabalho consistiu em identificar as concepções alternativas sobre o tema “Aedes aegipty” aspectos morfológicos, ambientais e de saúde) junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II de escola particular. O trabalho foi realizado numa escola particular na cidade de Natal/RN, durante julho e agosto, no 6º ano do Ensino Fundamental II, junto a 40 alunos. A proposta metodológica baseia-se em três etapas: etapa 1→ elaboração do questionário; etapa 2→ aplicação do questionário na escola; etapa 3→ análise dos dados. Os dados quali e quantitativos foram categorizados e organizados de acordo com a proporção da apresentação das concepções dos alunos. Os dados quantitativos foram organizados no software Microsoft Excel 2010. Constatamos que eles conhecem este organismo e que o consideram corretamente como um mosquito (características morfológicas), apresentando uma relação negativa com a saúde e com o ambiente. Sobre os aspectos ecológicos, observamos que os alunos não apresentaram uma associação satisfatória sobre habitat e nicho ecológico. Os alunos relacionaram apenas o A. aegipty estão associados com a água parada e resíduos. Consideramos que os alunos apresentaram informações parciais sobre o A. aegipty (sobre a doença, formas de transmissão e medidas de prevenção) e que pode este fato pode, provavelmente, estar associado a simplificação da linguagem das campanhas de controle do mosquito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AEDES AEGIPTY, CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ARTROPODES, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8379_16102017071744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA MONIQUE DE SA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA DE SA" "autor_email" => "biodeinha@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }