Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: LEVANTAMENTO DA TEMÁTICA EM EVENTOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS (2007-2017)

Palavra-chaves: ENCONTROS CIENTÍFICOS, FORMAÇÃO INICIAL, CIÊNCIAS NATURAIS, ANOS INICIAIS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37043
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4255
    "inscrito_id" => 9259
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: LEVANTAMENTO DA TEMÁTICA EM EVENTOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS  (2007-2017)"
    "resumo" => "O presente artigo trata-se de um levantamento bibliográfico que investiga encontros científicos nacionais de pesquisa e ensino, vinculados aos canais de divulgação científica, de modo que tem como base de pesquisa a temática sobre a formação inicial de professores de ciências e também sobre a formação inicial em ciências para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizada uma análise quantitativa nos anais dos últimos dez anos (2007-2017). Para esse levantamento foram utilizados como base de dados os anais dos seguintes encontros: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Simpósio Nacional do Ensino de Física (SNEF), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Associação Brasileira de Ensino em Biologia (SBEnBio). Para a seleção dos artigos foi selecionado dois filtros para coleta desses: a) seleção por títulos e palavras-chave e b) leitura dos resumos. Durante o período de 10 anos o levantamento nos anais do ENPEC, SNEF, ENEQ e SBEnBIO, considerou a verificação de 2105, dentre os quais 236 tratam sobre a formação inicial para professores de ciências, e 24 sobre a formação inicial em ciências para ensino nos anos iniciais. Observamos que o encontro que mais se pesquisou sobre os temas foi o ENPEC.Com a análise dos anais desses eventos, obtendo uma visão geral dos últimos dez anos, foi possível constatar que a pesquisa sobre o tema de formação inicial em ciências e formação inicial em ciências para o ensino nos anos iniciais tem se mostrado com a necessidade de uma maior abordagem e constata-se que é uma investigação necessária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENCONTROS CIENTÍFICOS, FORMAÇÃO INICIAL, CIÊNCIAS NATURAIS, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9259_16102017194642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERLANE DA SILVA ROSA"
    "autor_nome_curto" => "JERLANE ROSA"
    "autor_email" => "jerlane_rosa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37043
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4255
    "inscrito_id" => 9259
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: LEVANTAMENTO DA TEMÁTICA EM EVENTOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS  (2007-2017)"
    "resumo" => "O presente artigo trata-se de um levantamento bibliográfico que investiga encontros científicos nacionais de pesquisa e ensino, vinculados aos canais de divulgação científica, de modo que tem como base de pesquisa a temática sobre a formação inicial de professores de ciências e também sobre a formação inicial em ciências para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizada uma análise quantitativa nos anais dos últimos dez anos (2007-2017). Para esse levantamento foram utilizados como base de dados os anais dos seguintes encontros: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Simpósio Nacional do Ensino de Física (SNEF), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Associação Brasileira de Ensino em Biologia (SBEnBio). Para a seleção dos artigos foi selecionado dois filtros para coleta desses: a) seleção por títulos e palavras-chave e b) leitura dos resumos. Durante o período de 10 anos o levantamento nos anais do ENPEC, SNEF, ENEQ e SBEnBIO, considerou a verificação de 2105, dentre os quais 236 tratam sobre a formação inicial para professores de ciências, e 24 sobre a formação inicial em ciências para ensino nos anos iniciais. Observamos que o encontro que mais se pesquisou sobre os temas foi o ENPEC.Com a análise dos anais desses eventos, obtendo uma visão geral dos últimos dez anos, foi possível constatar que a pesquisa sobre o tema de formação inicial em ciências e formação inicial em ciências para o ensino nos anos iniciais tem se mostrado com a necessidade de uma maior abordagem e constata-se que é uma investigação necessária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENCONTROS CIENTÍFICOS, FORMAÇÃO INICIAL, CIÊNCIAS NATURAIS, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9259_16102017194642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERLANE DA SILVA ROSA"
    "autor_nome_curto" => "JERLANE ROSA"
    "autor_email" => "jerlane_rosa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo trata-se de um levantamento bibliográfico que investiga encontros científicos nacionais de pesquisa e ensino, vinculados aos canais de divulgação científica, de modo que tem como base de pesquisa a temática sobre a formação inicial de professores de ciências e também sobre a formação inicial em ciências para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizada uma análise quantitativa nos anais dos últimos dez anos (2007-2017). Para esse levantamento foram utilizados como base de dados os anais dos seguintes encontros: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Simpósio Nacional do Ensino de Física (SNEF), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Associação Brasileira de Ensino em Biologia (SBEnBio). Para a seleção dos artigos foi selecionado dois filtros para coleta desses: a) seleção por títulos e palavras-chave e b) leitura dos resumos. Durante o período de 10 anos o levantamento nos anais do ENPEC, SNEF, ENEQ e SBEnBIO, considerou a verificação de 2105, dentre os quais 236 tratam sobre a formação inicial para professores de ciências, e 24 sobre a formação inicial em ciências para ensino nos anos iniciais. Observamos que o encontro que mais se pesquisou sobre os temas foi o ENPEC.Com a análise dos anais desses eventos, obtendo uma visão geral dos últimos dez anos, foi possível constatar que a pesquisa sobre o tema de formação inicial em ciências e formação inicial em ciências para o ensino nos anos iniciais tem se mostrado com a necessidade de uma maior abordagem e constata-se que é uma investigação necessária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.