Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LINGUAGEM E LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LINGUAGEM, LITERATURA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado, no Ensino Fundamental II, em uma escola pública estadual, na cidade de Campina Grande- PB, no ano de 2016, em uma turma de 9°ano, composta por cerca de 28 alunos. O objetivo geral de nosso trabalho ao longo do estágio foi refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e o papel de cada sujeito nesse processo, possibilitando pela utilização de variados gêneros textuais o aprendizado do gênero notícia, inserindo as práticas de linguagem e leitura. A sequência didática produzida para a prática do estágio em sala de aula foi baseada na sequência Literária (SL) formulada por Cosson (2006), que visa o trabalho escolar orientado para o Letramento Literário, uma forma de trabalhar com o texto literário de maneira mais aprofundada e sistemática. Baseamo-nos na SL pelo motivo de a mesma apresentar etapas delineadas, que se mostram fundamentais para a efetivação de um trabalho consistente. Como sabemos, no ensino Fundamental II, não há uma disciplina específica para o ensino de Literatura, esta se apresenta imbrincada no contexto de ensino da linguagem, o que requer do professor uma metodologia que privilegie o estudo da língua permeado pelos gêneros textuais e também os literários. O gênero textual enfatizado na sequência didática foi a notícia, no entanto, outros gêneros também foram trabalhados, a exemplo da reportagem, conto e poema. O tema da sequência didática foi “O meio ambiente” e constituiu-se por 10 encontros. Como resultado de nosso estágio, verificamos que os alunos puderam ter contato com textos variados, de modo a observar suas principais características e funcionalidade, principalmente do gênero notícia. Além disso, realizamos leituras e discussões dos textos de modo a possibilitar a reflexão e o diálogo com os alunos, de forma que eles pudessem se posicionar criticamente. Neste artigo, contamos com as contribuições teóricas de autores como Marcuschi (2008), Guedes (2009), Pietri (2007), Todorov (2009) e Geraldi (2006).

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