A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A LEI N° 10.639/2003 NAS AULAS DE LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA A PARTIR DO PROJETO: “RAÍZES AFROBRASILEIRAS NA SALA AULA”
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35155 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3648 "inscrito_id" => 3762 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A LEI N° 10.639/2003 NAS AULAS DE LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA A PARTIR DO PROJETO: “RAÍZES AFROBRASILEIRAS NA SALA AULA”" "resumo" => "Com a publicação da lei n°10.639/2003 a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana tem levantado questionamentos diante de como professores podem abordar esse viés temático no cotidiano escolar. Embora materiais didáticos já tragam abordagens que tratem das contribuições culturais, históricas, linguísticas, sociais e econômicas que os negros suscitaram a formação do Brasil, constatamos que no que concerne a literatura afro-brasileira, o livro didático ainda não traz o devido espaço para que a obra desses autores seja conhecida pelos alunos. Desse modo, o presente trabalho objetiva relatar uma experiência de leitura literária em duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Massaranduba (PB). Mediante uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, realizamos o projeto: “Raízes afro-brasileiras na sala de aula” no qual desenvolvemos oficinas de leitura através da obra: Contos Crespos (2008) de Cuti. A escolha do autor motivou-se pela constatação de que embora esse escritor tenha vasta produção na poesia, no conto e no teatro, sua obra não estava contemplada em boa parte dos livros didáticos. Diante disso, essa pesquisa-ação centra-se no seguinte questionamento: Como os contos de Cuti podem estimular nos alunos a reflexão e o senso crítico diante da diversidade étnico-racial? Quais dificuldades os professores têm enfrentado para trabalhar a literatura afro-brasileira em sala de aula? Portanto, os resultados alcançados nos indicam que o trabalho com a literatura afro-brasileira em sala de aula, além de incentivar a formação de leitores, abre espaços para que as relações étnico-raciais desconstruam preconceitos e estigmas na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "CUTI., LITERATURA AFRO-BRASILEIRA., DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL., FORMAÇÃO DE LEITORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID3762_15102017064329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA " "autor_email" => "gabrielasantana.118@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35155 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3648 "inscrito_id" => 3762 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A LEI N° 10.639/2003 NAS AULAS DE LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA A PARTIR DO PROJETO: “RAÍZES AFROBRASILEIRAS NA SALA AULA”" "resumo" => "Com a publicação da lei n°10.639/2003 a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana tem levantado questionamentos diante de como professores podem abordar esse viés temático no cotidiano escolar. Embora materiais didáticos já tragam abordagens que tratem das contribuições culturais, históricas, linguísticas, sociais e econômicas que os negros suscitaram a formação do Brasil, constatamos que no que concerne a literatura afro-brasileira, o livro didático ainda não traz o devido espaço para que a obra desses autores seja conhecida pelos alunos. Desse modo, o presente trabalho objetiva relatar uma experiência de leitura literária em duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Massaranduba (PB). Mediante uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, realizamos o projeto: “Raízes afro-brasileiras na sala de aula” no qual desenvolvemos oficinas de leitura através da obra: Contos Crespos (2008) de Cuti. A escolha do autor motivou-se pela constatação de que embora esse escritor tenha vasta produção na poesia, no conto e no teatro, sua obra não estava contemplada em boa parte dos livros didáticos. Diante disso, essa pesquisa-ação centra-se no seguinte questionamento: Como os contos de Cuti podem estimular nos alunos a reflexão e o senso crítico diante da diversidade étnico-racial? Quais dificuldades os professores têm enfrentado para trabalhar a literatura afro-brasileira em sala de aula? Portanto, os resultados alcançados nos indicam que o trabalho com a literatura afro-brasileira em sala de aula, além de incentivar a formação de leitores, abre espaços para que as relações étnico-raciais desconstruam preconceitos e estigmas na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "CUTI., LITERATURA AFRO-BRASILEIRA., DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL., FORMAÇÃO DE LEITORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID3762_15102017064329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA " "autor_email" => "gabrielasantana.118@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }