Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULHERES E CONSCIENTIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO ACERCA DA BUSCA PELA CIDADANIA POR INTERMÉDIO DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: MULHER, EDUCAÇÃO, CIDADANIA Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37488
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2042
    "inscrito_id" => 7761
    "titulo" => "MULHERES E CONSCIENTIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO ACERCA DA BUSCA PELA CIDADANIA POR INTERMÉDIO DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo constitui-se em uma reflexão sobre a importância da educação na tomada de consciência das mulheres, possibilitando assim o rompimento com os preconceitos e estereótipos que impedem o pleno gozo da cidadania das pessoas do gênero feminino. Tem como objetivo principal refletir sobre um tipo de educação que possibilite uma vida emancipada e empoderada às mulheres para que estas tenham como enfrentar os estigmas e os obstáculos impostos por uma sociedade socioculturalmente machista e misógina. A discussão aqui proposta mostra-se de extrema relevância, considerando que  as mulheres são diariamente vítimas dos mais variados tipos de violência, sendo a educação uma importante e indispensável ferramenta para que estas possam, através da conscientização, sair da posição subalterna na qual foi colocada. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, não se preocupando com representatividade numérica, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social ou de uma organização. Quanto aos procedimentos, classifica-se como pesquisa bibliográfica a qual proporciona um maior conhecimento teórico sobre a temática aqui apresentada. Para o embasamento teórico, buscou-se as ideias de autores como Paulo Freire, Amartya Sen, Edgar Morin, Bernard Charlot, Gustavo Venturi e Marisol Recamán dentre outros.  Compreende-se ser urgente debater maneiras de tornar a educação acessível e eficiente à melhoria de vida das pessoas que por um motivo ou outro foram historicamente marginalizadas na sociedade. Proporcionar uma educação crítica, desalienadora, que promova as diferenças e as identidades de cada grupo será dar a estes condições de reinvidicar os seus direitos como protagonistas de sua própria história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "MULHER, EDUCAÇÃO, CIDADANIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID7761_11092017164257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILÉA AGOSTINHA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "LÉIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "leia.uece@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37488
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2042
    "inscrito_id" => 7761
    "titulo" => "MULHERES E CONSCIENTIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO ACERCA DA BUSCA PELA CIDADANIA POR INTERMÉDIO DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo constitui-se em uma reflexão sobre a importância da educação na tomada de consciência das mulheres, possibilitando assim o rompimento com os preconceitos e estereótipos que impedem o pleno gozo da cidadania das pessoas do gênero feminino. Tem como objetivo principal refletir sobre um tipo de educação que possibilite uma vida emancipada e empoderada às mulheres para que estas tenham como enfrentar os estigmas e os obstáculos impostos por uma sociedade socioculturalmente machista e misógina. A discussão aqui proposta mostra-se de extrema relevância, considerando que  as mulheres são diariamente vítimas dos mais variados tipos de violência, sendo a educação uma importante e indispensável ferramenta para que estas possam, através da conscientização, sair da posição subalterna na qual foi colocada. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, não se preocupando com representatividade numérica, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social ou de uma organização. Quanto aos procedimentos, classifica-se como pesquisa bibliográfica a qual proporciona um maior conhecimento teórico sobre a temática aqui apresentada. Para o embasamento teórico, buscou-se as ideias de autores como Paulo Freire, Amartya Sen, Edgar Morin, Bernard Charlot, Gustavo Venturi e Marisol Recamán dentre outros.  Compreende-se ser urgente debater maneiras de tornar a educação acessível e eficiente à melhoria de vida das pessoas que por um motivo ou outro foram historicamente marginalizadas na sociedade. Proporcionar uma educação crítica, desalienadora, que promova as diferenças e as identidades de cada grupo será dar a estes condições de reinvidicar os seus direitos como protagonistas de sua própria história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "MULHER, EDUCAÇÃO, CIDADANIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID7761_11092017164257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILÉA AGOSTINHA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "LÉIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "leia.uece@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo constitui-se em uma reflexão sobre a importância da educação na tomada de consciência das mulheres, possibilitando assim o rompimento com os preconceitos e estereótipos que impedem o pleno gozo da cidadania das pessoas do gênero feminino. Tem como objetivo principal refletir sobre um tipo de educação que possibilite uma vida emancipada e empoderada às mulheres para que estas tenham como enfrentar os estigmas e os obstáculos impostos por uma sociedade socioculturalmente machista e misógina. A discussão aqui proposta mostra-se de extrema relevância, considerando que as mulheres são diariamente vítimas dos mais variados tipos de violência, sendo a educação uma importante e indispensável ferramenta para que estas possam, através da conscientização, sair da posição subalterna na qual foi colocada. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, não se preocupando com representatividade numérica, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social ou de uma organização. Quanto aos procedimentos, classifica-se como pesquisa bibliográfica a qual proporciona um maior conhecimento teórico sobre a temática aqui apresentada. Para o embasamento teórico, buscou-se as ideias de autores como Paulo Freire, Amartya Sen, Edgar Morin, Bernard Charlot, Gustavo Venturi e Marisol Recamán dentre outros. Compreende-se ser urgente debater maneiras de tornar a educação acessível e eficiente à melhoria de vida das pessoas que por um motivo ou outro foram historicamente marginalizadas na sociedade. Proporcionar uma educação crítica, desalienadora, que promova as diferenças e as identidades de cada grupo será dar a estes condições de reinvidicar os seus direitos como protagonistas de sua própria história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.