Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA SER UM BOM PROFESOR: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Palavra-chaves: COMPETÊNCIAS, PROFESSOR DE CONTABILIDADE, ENSINO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36175
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4124
    "inscrito_id" => 3908
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA SER UM BOM PROFESOR: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "resumo" => "Competência está relacionado a executar bem uma atividade. Este artigo visa investigar a percepção dos alunos de contabilidade, conhecimentos relacionados às competências necessárias para ser um bom professor no ensino superior no curso de ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba. Essa pesquisa classifica-se em exploratória e descritiva.  A amostra está composta por alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis da UFPB no Campus I, localizado na cidade de João Pessoa e Campus IV na cidade de Mamanguape. Foram escolhidos 20 alunos por acessibilidade para serem entrevistados. Quanto à abordagem do problema a análise dos dados é do tipo qualitativa e quantitativa. Para análise dos dados aplicou-se análise de conteúdo de Bardim (2011). Os resultados indicam que o mais importante para ser um bom professor de contabilidade foi o bom relacionamento com os alunos, seguida de entendimento e domínio do conteúdo, e conhecimento didático pedagógico. No planejamento, maior parte dos alunos declararam que os docentes deveriam considerar na definição das técnicas de ensino o perfil do aluno, classificando o docente como um verdadeiro educador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "COMPETÊNCIAS, PROFESSOR DE CONTABILIDADE, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3908_16102017175706.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDINEIDE DOS SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "VALDINEIDE"
    "autor_email" => "valdineidearaujo@ig.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NACIONAL DE ROSÁRIO - UNR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36175
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4124
    "inscrito_id" => 3908
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA SER UM BOM PROFESOR: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "resumo" => "Competência está relacionado a executar bem uma atividade. Este artigo visa investigar a percepção dos alunos de contabilidade, conhecimentos relacionados às competências necessárias para ser um bom professor no ensino superior no curso de ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba. Essa pesquisa classifica-se em exploratória e descritiva.  A amostra está composta por alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis da UFPB no Campus I, localizado na cidade de João Pessoa e Campus IV na cidade de Mamanguape. Foram escolhidos 20 alunos por acessibilidade para serem entrevistados. Quanto à abordagem do problema a análise dos dados é do tipo qualitativa e quantitativa. Para análise dos dados aplicou-se análise de conteúdo de Bardim (2011). Os resultados indicam que o mais importante para ser um bom professor de contabilidade foi o bom relacionamento com os alunos, seguida de entendimento e domínio do conteúdo, e conhecimento didático pedagógico. No planejamento, maior parte dos alunos declararam que os docentes deveriam considerar na definição das técnicas de ensino o perfil do aluno, classificando o docente como um verdadeiro educador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "COMPETÊNCIAS, PROFESSOR DE CONTABILIDADE, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3908_16102017175706.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDINEIDE DOS SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "VALDINEIDE"
    "autor_email" => "valdineidearaujo@ig.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NACIONAL DE ROSÁRIO - UNR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Competência está relacionado a executar bem uma atividade. Este artigo visa investigar a percepção dos alunos de contabilidade, conhecimentos relacionados às competências necessárias para ser um bom professor no ensino superior no curso de ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba. Essa pesquisa classifica-se em exploratória e descritiva. A amostra está composta por alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis da UFPB no Campus I, localizado na cidade de João Pessoa e Campus IV na cidade de Mamanguape. Foram escolhidos 20 alunos por acessibilidade para serem entrevistados. Quanto à abordagem do problema a análise dos dados é do tipo qualitativa e quantitativa. Para análise dos dados aplicou-se análise de conteúdo de Bardim (2011). Os resultados indicam que o mais importante para ser um bom professor de contabilidade foi o bom relacionamento com os alunos, seguida de entendimento e domínio do conteúdo, e conhecimento didático pedagógico. No planejamento, maior parte dos alunos declararam que os docentes deveriam considerar na definição das técnicas de ensino o perfil do aluno, classificando o docente como um verdadeiro educador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.