ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: RELATOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36702 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 354 "inscrito_id" => 5381 "titulo" => "ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: RELATOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO" "resumo" => "De acordo com a LDB (Lei n. 9.394, de 1996) a responsabilidade de elaborar, executar e avaliar o Projeto Político Pedagógico (PPP) é da instituição escolar. Quanto ao processo de construção do documento há um consenso entre os estudiosos da educação que o PPP, para constituir-se como uma importante ferramenta, articulada a outras, no processo da educação de qualidade; deve englobar a comunidade em que a instituição se insere, os alunos e o corpo de servidores (professores e técnicos) da escola. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de Anápolis – estado de Goiás. Seu objetivo é evidenciar como o PPP foi construído e aplicado na prática escolar da instituição. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados alguns passos metodológicos: pesquisa bibliográfica com referência ao assunto, análise do PPP da instituição, uma pesquisa de campo utilizando questionários que foram aplicados tanto a membros do corpo administrativo da escola quanto a alunos e professores. O intuito do questionário foi conhecer a realidade social desses grupos e identificar sua participação na construção do referido documento. Também foram avaliadas a necessidade e a importância atribuída pelos entrevistados à presença de uma abordagem multicultural no PPP, os problemas burocráticos, como os prazos exíguos para a produção do documento e a dificuldade de garantir a participação da comunidade escolar no processo de construção do PPP. Durante a realização desta pesquisa foi possível nos inteirarmos de muitos aspectos até então vistos apenas de maneira teórica. O PPP da instituição é um documento cheio de boas intenções, porém nem sempre podem ser efetivadas. Sua construção não ocorre de maneira favorável à legislação e às indicações teóricas dos estudiosos, fato que se dá, principalmente, pelos prazos estabelecidos pelo Estado para construção do PPP e pela resistência cultural relacionada à participação dos cidadãos brasileiros em construções coletivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5381_05082017102435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAMILTON MATOS CARDOSO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "HAMILTON JÚNIOR" "autor_email" => "hjuniorgo@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36702 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 354 "inscrito_id" => 5381 "titulo" => "ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: RELATOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO" "resumo" => "De acordo com a LDB (Lei n. 9.394, de 1996) a responsabilidade de elaborar, executar e avaliar o Projeto Político Pedagógico (PPP) é da instituição escolar. Quanto ao processo de construção do documento há um consenso entre os estudiosos da educação que o PPP, para constituir-se como uma importante ferramenta, articulada a outras, no processo da educação de qualidade; deve englobar a comunidade em que a instituição se insere, os alunos e o corpo de servidores (professores e técnicos) da escola. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de Anápolis – estado de Goiás. Seu objetivo é evidenciar como o PPP foi construído e aplicado na prática escolar da instituição. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados alguns passos metodológicos: pesquisa bibliográfica com referência ao assunto, análise do PPP da instituição, uma pesquisa de campo utilizando questionários que foram aplicados tanto a membros do corpo administrativo da escola quanto a alunos e professores. O intuito do questionário foi conhecer a realidade social desses grupos e identificar sua participação na construção do referido documento. Também foram avaliadas a necessidade e a importância atribuída pelos entrevistados à presença de uma abordagem multicultural no PPP, os problemas burocráticos, como os prazos exíguos para a produção do documento e a dificuldade de garantir a participação da comunidade escolar no processo de construção do PPP. Durante a realização desta pesquisa foi possível nos inteirarmos de muitos aspectos até então vistos apenas de maneira teórica. O PPP da instituição é um documento cheio de boas intenções, porém nem sempre podem ser efetivadas. Sua construção não ocorre de maneira favorável à legislação e às indicações teóricas dos estudiosos, fato que se dá, principalmente, pelos prazos estabelecidos pelo Estado para construção do PPP e pela resistência cultural relacionada à participação dos cidadãos brasileiros em construções coletivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5381_05082017102435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAMILTON MATOS CARDOSO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "HAMILTON JÚNIOR" "autor_email" => "hjuniorgo@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }