Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: RELATOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO

Palavra-chaves: ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36702
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 5381
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: RELATOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO"
    "resumo" => "De acordo com a LDB (Lei n. 9.394, de 1996) a responsabilidade de elaborar, executar e avaliar o Projeto Político Pedagógico (PPP) é da instituição escolar. Quanto ao processo de construção do documento há um consenso entre os estudiosos da educação que o PPP, para constituir-se como uma importante ferramenta, articulada a outras, no processo da educação de qualidade; deve englobar a comunidade em que a instituição se insere, os alunos e o corpo de servidores (professores e técnicos) da escola. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de Anápolis – estado de Goiás. Seu objetivo é evidenciar como o PPP foi construído e aplicado na prática escolar da instituição. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados alguns passos metodológicos: pesquisa bibliográfica com referência ao assunto, análise do PPP da instituição, uma pesquisa de campo utilizando questionários que foram aplicados tanto a membros do corpo administrativo da escola quanto a alunos e professores. O intuito do questionário foi conhecer a realidade social desses grupos e identificar sua participação na construção do referido documento. Também foram avaliadas a necessidade e a importância atribuída pelos entrevistados à presença de uma abordagem multicultural no PPP, os problemas burocráticos, como os prazos exíguos para a produção do documento e a dificuldade de garantir a participação da comunidade escolar no processo de construção do PPP. Durante a realização desta pesquisa foi possível nos inteirarmos de muitos aspectos até então vistos apenas de maneira teórica. O PPP da instituição é um documento cheio de boas intenções, porém nem sempre podem ser efetivadas. Sua construção não ocorre de maneira favorável à legislação e às indicações teóricas dos estudiosos, fato que se dá, principalmente, pelos prazos estabelecidos pelo Estado para construção do PPP e pela resistência cultural relacionada à participação dos cidadãos brasileiros em construções coletivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5381_05082017102435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HAMILTON MATOS CARDOSO JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "HAMILTON JÚNIOR"
    "autor_email" => "hjuniorgo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36702
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 5381
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: RELATOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO"
    "resumo" => "De acordo com a LDB (Lei n. 9.394, de 1996) a responsabilidade de elaborar, executar e avaliar o Projeto Político Pedagógico (PPP) é da instituição escolar. Quanto ao processo de construção do documento há um consenso entre os estudiosos da educação que o PPP, para constituir-se como uma importante ferramenta, articulada a outras, no processo da educação de qualidade; deve englobar a comunidade em que a instituição se insere, os alunos e o corpo de servidores (professores e técnicos) da escola. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de Anápolis – estado de Goiás. Seu objetivo é evidenciar como o PPP foi construído e aplicado na prática escolar da instituição. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados alguns passos metodológicos: pesquisa bibliográfica com referência ao assunto, análise do PPP da instituição, uma pesquisa de campo utilizando questionários que foram aplicados tanto a membros do corpo administrativo da escola quanto a alunos e professores. O intuito do questionário foi conhecer a realidade social desses grupos e identificar sua participação na construção do referido documento. Também foram avaliadas a necessidade e a importância atribuída pelos entrevistados à presença de uma abordagem multicultural no PPP, os problemas burocráticos, como os prazos exíguos para a produção do documento e a dificuldade de garantir a participação da comunidade escolar no processo de construção do PPP. Durante a realização desta pesquisa foi possível nos inteirarmos de muitos aspectos até então vistos apenas de maneira teórica. O PPP da instituição é um documento cheio de boas intenções, porém nem sempre podem ser efetivadas. Sua construção não ocorre de maneira favorável à legislação e às indicações teóricas dos estudiosos, fato que se dá, principalmente, pelos prazos estabelecidos pelo Estado para construção do PPP e pela resistência cultural relacionada à participação dos cidadãos brasileiros em construções coletivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5381_05082017102435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HAMILTON MATOS CARDOSO JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "HAMILTON JÚNIOR"
    "autor_email" => "hjuniorgo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

De acordo com a LDB (Lei n. 9.394, de 1996) a responsabilidade de elaborar, executar e avaliar o Projeto Político Pedagógico (PPP) é da instituição escolar. Quanto ao processo de construção do documento há um consenso entre os estudiosos da educação que o PPP, para constituir-se como uma importante ferramenta, articulada a outras, no processo da educação de qualidade; deve englobar a comunidade em que a instituição se insere, os alunos e o corpo de servidores (professores e técnicos) da escola. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de Anápolis – estado de Goiás. Seu objetivo é evidenciar como o PPP foi construído e aplicado na prática escolar da instituição. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados alguns passos metodológicos: pesquisa bibliográfica com referência ao assunto, análise do PPP da instituição, uma pesquisa de campo utilizando questionários que foram aplicados tanto a membros do corpo administrativo da escola quanto a alunos e professores. O intuito do questionário foi conhecer a realidade social desses grupos e identificar sua participação na construção do referido documento. Também foram avaliadas a necessidade e a importância atribuída pelos entrevistados à presença de uma abordagem multicultural no PPP, os problemas burocráticos, como os prazos exíguos para a produção do documento e a dificuldade de garantir a participação da comunidade escolar no processo de construção do PPP. Durante a realização desta pesquisa foi possível nos inteirarmos de muitos aspectos até então vistos apenas de maneira teórica. O PPP da instituição é um documento cheio de boas intenções, porém nem sempre podem ser efetivadas. Sua construção não ocorre de maneira favorável à legislação e às indicações teóricas dos estudiosos, fato que se dá, principalmente, pelos prazos estabelecidos pelo Estado para construção do PPP e pela resistência cultural relacionada à participação dos cidadãos brasileiros em construções coletivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.