ANÁLISE DOS DISCURSOS: O OLHAR DO PROFESSOR DIRECIONADO À GESTÃO ESCOLAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35829 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4150 "inscrito_id" => 9357 "titulo" => "ANÁLISE DOS DISCURSOS: O OLHAR DO PROFESSOR DIRECIONADO À GESTÃO ESCOLAR" "resumo" => "Ao longo das gerações o papel da gestão tem sofrido modificações, logo suas responsabilidades tem se alargado fazendo com que o gestor tenha que conhecer como gerir uma escola compreendendo a educação e do contexto escolar em todas suas variações. Uma dessas variações é compreender que esse profissional ocupa o lugar de sujeito principal responsável pela oferta da formação continuada do professor oferecendo-lhe novas oportunidades para melhorar suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, nosso trabalho apresenta como objetivo refletir sobre os discursos proferidos pelos professores de uma escola particular em Campina Grande- PB, a respeito do seu gestor escolar. Participaram da nossa investigação 23 professores do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino do município de Campina Grande – PB. Como metodologia, nossa pesquisa é de cunho qualitativo, no qual utilizamos como recurso um questionário contendo 10 questionamentos a cerca do assunto proposto, onde nos intencionamos analisar as respostas dos professores. Através dos olhares dos docentes sobre o gestor da instituição lócus da pesquisa, averiguamos que o gestor consegue desenvolver positivamente suas ações e os professores reconhecem-nas, além de afirmarem que a gestão sabe resolver os problemas que surgem com eficiência e ainda se preocupa com a qualidade do ensino ofertado na escola e do aprendizado dos alunos. Percebemos por fim que o gestor é um sujeito democrático e procura aplicar a escuta, o que nos responde que a fala do outro é sempre importante para o desenvolvimento de suas atividades e para o bem comum de toda a escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "GESTÃO, RESPONSABILIDADES, ENCONTROS FORMATIVOS, PROFESSORES, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9357_16102017181555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALRILEIDA LOPES DE LACERDA ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ALRILEIDA LOPES" "autor_email" => "alrileida@alfredodantas.c" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35829 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4150 "inscrito_id" => 9357 "titulo" => "ANÁLISE DOS DISCURSOS: O OLHAR DO PROFESSOR DIRECIONADO À GESTÃO ESCOLAR" "resumo" => "Ao longo das gerações o papel da gestão tem sofrido modificações, logo suas responsabilidades tem se alargado fazendo com que o gestor tenha que conhecer como gerir uma escola compreendendo a educação e do contexto escolar em todas suas variações. Uma dessas variações é compreender que esse profissional ocupa o lugar de sujeito principal responsável pela oferta da formação continuada do professor oferecendo-lhe novas oportunidades para melhorar suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, nosso trabalho apresenta como objetivo refletir sobre os discursos proferidos pelos professores de uma escola particular em Campina Grande- PB, a respeito do seu gestor escolar. Participaram da nossa investigação 23 professores do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino do município de Campina Grande – PB. Como metodologia, nossa pesquisa é de cunho qualitativo, no qual utilizamos como recurso um questionário contendo 10 questionamentos a cerca do assunto proposto, onde nos intencionamos analisar as respostas dos professores. Através dos olhares dos docentes sobre o gestor da instituição lócus da pesquisa, averiguamos que o gestor consegue desenvolver positivamente suas ações e os professores reconhecem-nas, além de afirmarem que a gestão sabe resolver os problemas que surgem com eficiência e ainda se preocupa com a qualidade do ensino ofertado na escola e do aprendizado dos alunos. Percebemos por fim que o gestor é um sujeito democrático e procura aplicar a escuta, o que nos responde que a fala do outro é sempre importante para o desenvolvimento de suas atividades e para o bem comum de toda a escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "GESTÃO, RESPONSABILIDADES, ENCONTROS FORMATIVOS, PROFESSORES, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9357_16102017181555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALRILEIDA LOPES DE LACERDA ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ALRILEIDA LOPES" "autor_email" => "alrileida@alfredodantas.c" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }