Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLHA PROFISSIONAL E A PRESSÃO FAMILIAR: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA - PB

Palavra-chaves: VESTIBULAR, ESCOLHA PROFISSIONAL, PRESSÃO FAMILIAR, APOIO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35176
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4315
    "inscrito_id" => 2394
    "titulo" => "A ESCOLHA PROFISSIONAL E A PRESSÃO FAMILIAR: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA - PB"
    "resumo" => "O processo de escolha profissional é visto como um dos momentos mais importantes na vida do indivíduo, pois vários questionamentos são feitos na intenção de escolher um futuro melhor para si. Da mesma forma, é experimentado o processo de preparação para o vestibular, momento resultante de uma preparação intensa rumo à aprovação. Simultaneamente ocorre a preocupação quanto ao apoio dos familiares e amigos mediante ao curso escolhido e, o controle dos anseios para a realização do exame de ingresso na universidade. O presente estudo trata do apoio dos familiares quanto à escolha profissional dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio oriundas das escolas públicas de João Pessoa-PB. Além disso, procurou saber se há interferências por parte da família na decisão da profissão. No quesito de preparação para o vestibular, foi quantificado o índice de alunos que passam por problemas psicológicos nessa fase de estudos e qual curso escolheram. Notou-se que muitos estudantes tem o apoio dos familiares ao escolher o curso superior e, além disso, são acompanhados pelos mesmos nos momentos de dificuldade quanto à rotina de estudos. Entretanto, alguns não têm aceitação dos familiares e não têm o acompanhamento necessário nessa fase tão importante. Muitos alunos são afetados por problemas psicológicos, entre eles, a ansiedade, o desânimo e o medo, decorrentes das incertezas sobre o seu futuro profissional e aprovação no vestibular. A escola tem um papel fundamental no direcionamento e acompanhamento destes alunos durante essa fase de transição para o Ensino Superior. Logo, uma boa preparação e um apoio psicológico são importantes para estimular os estudantes a seguir em frente, além de reduzir as questões de estresse e a exigência demasiada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "VESTIBULAR, ESCOLHA PROFISSIONAL, PRESSÃO FAMILIAR, APOIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2394_16102017203332.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA MARQUES WALLACH"
    "autor_nome_curto" => "RAYSSA WALLACH"
    "autor_email" => "rayssawallach@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35176
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4315
    "inscrito_id" => 2394
    "titulo" => "A ESCOLHA PROFISSIONAL E A PRESSÃO FAMILIAR: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA - PB"
    "resumo" => "O processo de escolha profissional é visto como um dos momentos mais importantes na vida do indivíduo, pois vários questionamentos são feitos na intenção de escolher um futuro melhor para si. Da mesma forma, é experimentado o processo de preparação para o vestibular, momento resultante de uma preparação intensa rumo à aprovação. Simultaneamente ocorre a preocupação quanto ao apoio dos familiares e amigos mediante ao curso escolhido e, o controle dos anseios para a realização do exame de ingresso na universidade. O presente estudo trata do apoio dos familiares quanto à escolha profissional dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio oriundas das escolas públicas de João Pessoa-PB. Além disso, procurou saber se há interferências por parte da família na decisão da profissão. No quesito de preparação para o vestibular, foi quantificado o índice de alunos que passam por problemas psicológicos nessa fase de estudos e qual curso escolheram. Notou-se que muitos estudantes tem o apoio dos familiares ao escolher o curso superior e, além disso, são acompanhados pelos mesmos nos momentos de dificuldade quanto à rotina de estudos. Entretanto, alguns não têm aceitação dos familiares e não têm o acompanhamento necessário nessa fase tão importante. Muitos alunos são afetados por problemas psicológicos, entre eles, a ansiedade, o desânimo e o medo, decorrentes das incertezas sobre o seu futuro profissional e aprovação no vestibular. A escola tem um papel fundamental no direcionamento e acompanhamento destes alunos durante essa fase de transição para o Ensino Superior. Logo, uma boa preparação e um apoio psicológico são importantes para estimular os estudantes a seguir em frente, além de reduzir as questões de estresse e a exigência demasiada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "VESTIBULAR, ESCOLHA PROFISSIONAL, PRESSÃO FAMILIAR, APOIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2394_16102017203332.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA MARQUES WALLACH"
    "autor_nome_curto" => "RAYSSA WALLACH"
    "autor_email" => "rayssawallach@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O processo de escolha profissional é visto como um dos momentos mais importantes na vida do indivíduo, pois vários questionamentos são feitos na intenção de escolher um futuro melhor para si. Da mesma forma, é experimentado o processo de preparação para o vestibular, momento resultante de uma preparação intensa rumo à aprovação. Simultaneamente ocorre a preocupação quanto ao apoio dos familiares e amigos mediante ao curso escolhido e, o controle dos anseios para a realização do exame de ingresso na universidade. O presente estudo trata do apoio dos familiares quanto à escolha profissional dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio oriundas das escolas públicas de João Pessoa-PB. Além disso, procurou saber se há interferências por parte da família na decisão da profissão. No quesito de preparação para o vestibular, foi quantificado o índice de alunos que passam por problemas psicológicos nessa fase de estudos e qual curso escolheram. Notou-se que muitos estudantes tem o apoio dos familiares ao escolher o curso superior e, além disso, são acompanhados pelos mesmos nos momentos de dificuldade quanto à rotina de estudos. Entretanto, alguns não têm aceitação dos familiares e não têm o acompanhamento necessário nessa fase tão importante. Muitos alunos são afetados por problemas psicológicos, entre eles, a ansiedade, o desânimo e o medo, decorrentes das incertezas sobre o seu futuro profissional e aprovação no vestibular. A escola tem um papel fundamental no direcionamento e acompanhamento destes alunos durante essa fase de transição para o Ensino Superior. Logo, uma boa preparação e um apoio psicológico são importantes para estimular os estudantes a seguir em frente, além de reduzir as questões de estresse e a exigência demasiada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.