O processo de escolha profissional é visto como um dos momentos mais importantes na vida do indivíduo, pois vários questionamentos são feitos na intenção de escolher um futuro melhor para si. Da mesma forma, é experimentado o processo de preparação para o vestibular, momento resultante de uma preparação intensa rumo à aprovação. Simultaneamente ocorre a preocupação quanto ao apoio dos familiares e amigos mediante ao curso escolhido e, o controle dos anseios para a realização do exame de ingresso na universidade. O presente estudo trata do apoio dos familiares quanto à escolha profissional dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio oriundas das escolas públicas de João Pessoa-PB. Além disso, procurou saber se há interferências por parte da família na decisão da profissão. No quesito de preparação para o vestibular, foi quantificado o índice de alunos que passam por problemas psicológicos nessa fase de estudos e qual curso escolheram. Notou-se que muitos estudantes tem o apoio dos familiares ao escolher o curso superior e, além disso, são acompanhados pelos mesmos nos momentos de dificuldade quanto à rotina de estudos. Entretanto, alguns não têm aceitação dos familiares e não têm o acompanhamento necessário nessa fase tão importante. Muitos alunos são afetados por problemas psicológicos, entre eles, a ansiedade, o desânimo e o medo, decorrentes das incertezas sobre o seu futuro profissional e aprovação no vestibular. A escola tem um papel fundamental no direcionamento e acompanhamento destes alunos durante essa fase de transição para o Ensino Superior. Logo, uma boa preparação e um apoio psicológico são importantes para estimular os estudantes a seguir em frente, além de reduzir as questões de estresse e a exigência demasiada.