Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DA DINÂMICA “VOCÊ NA TEIA ALIMENTAR DO MANGUEZAL” PARA O ESTUDO DAS TEIAS ALIMENTARES

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, ECOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE CIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A compreensão dos conceitos ecológicos de um ecossistema pode acontecer de uma forma muito divertida. Além da apresentação dos conceitos e visualização dos esquemas explicativos, uma dinâmica que coloque os estudantes no lugar de cada componente de uma teia alimentar poderá fazer a turma avançar no conhecimento de uma maneira prática e concreta. A atividade não abordou somente o tema cadeia e teia alimentar, mas também tratou o assunto no contexto do ecossistema do manguezal, uma área em que todas as formas bióticas e abióticas estão em constante interação. Traçamos como objetivos para a atividade desenvolvida compreender o conceito de teia e cadeia alimentar, contextualizar a dinâmica de teia alimentar no ecossistema manguezal e analisar a complexidade das teias alimentares e sua importância para o equilíbrio ecológico de um ecossistema. Desenvolvemos uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa onde buscamos a compreensão de um fenômeno a partir de dados subjetivos, utilizando o método de raciocínio indutivo, na qual o pesquisador é o professor, encontrava-se imerso no contexto e foi o interpretador da realidade. Os nossos pesquisados foram os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamenta II distribuídos em uma única turma, no turno da manhã, oriundos de uma escola da rede privada de ensino, no município de Queimadas/PB. Escolhemos essa série por contemplar em sua grade curricular de Ciências, o estudo dos ecossistemas. A metodologia utilizada para esta intervenção pedagógica foi desenvolvida por Pimentel (2015), intitulada “Dinâmica: você na teia alimentar do Manguezal”, que encontra-se disponível no site Ciência na Mão da USP. Fizemos uma sondagem sobre os conhecimentos dos estudantes, antes e após a intervenção, através de um questionário com perguntas subjetivas. Os resultados obtidos através desse instrumento de coleta de dados nos mostraram a relevância do uso da dinâmica em promover condições favoráveis ao conflito cognitivo, necessário a construção do conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal. Esperamos com esta pesquisa incentivar o uso de estratégias de ensino capazes de promover um avanço no desenvolvimento intelectual do estudante, garantido o espaço de reflexão, desenvolvimento e construção de ideias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.