O presente trabalho tem por objetivo relatar ações desenvolvidas em uma escola estadual, localizada no município de Mamanguape - PB, com alunos do 7° ao 9º ano do ensino fundamental durante a vigência do projeto PROLICEN – Programa de Licenciatura, intitulado “A inserção do uso das TIC no Ensino da Matemática no Ensino Fundamental”, inserido na referida instituição de ensino com o intuito de incentivar o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação (TIC) já existentes na escola. Foram desenvolvidas e aplicadas três oficinas pedagógicas com alunos da instituição de ensino onde o projeto foi desenvolvido. O projeto apresentou resultados muito positivos, ao término do projeto Prolicen/2016 intitulado: A inserção do uso das TIC no ensino da Matemática no Ensino Fundamental, foi possível concluir que objetivo do projeto foi alcançado, uma vez que tanto os alunos quanto os professores perceberam o quão importante é a utilização dessas novas Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula, principalmente devido ao fato que essas tecnologias estão disponíveis na escola, porém não utilizáveis com frequência. Destacamos a importante contribuição do projeto PROLICEN para a formação dos professores das escolas onde o projeto é inserido e para os alunos bolsistas, trazendo para ambas as partes conhecimentos e capacidades necessárias para melhoria na qualidade da educação ofertadas para futuras gerações.