Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LIMIAR DOS MUSEUS DE CIÊNCIA COMO INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EDUCATIVAS NA RELAÇÃO CIÊNCIA-PÚBLICO

Palavra-chaves: AÇÕES EDUCATIVAS, EDUCAÇÃO, MUSEUS DE CIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37788
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3055
    "inscrito_id" => 7556
    "titulo" => "O LIMIAR DOS MUSEUS DE CIÊNCIA COMO INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EDUCATIVAS NA RELAÇÃO CIÊNCIA-PÚBLICO"
    "resumo" => "Enquanto espaço que visa o conhecimento social e pessoal, o museu possui diversas funções, se desenvolvendo perante as suas pesquisas, sua conservação, sua documentação, sua interpretação e também sobre sua função educativa, onde a realização de ações educativas motivam conexões entre as funções citadas, também conhecidas como processos museais. Ao longo da história dos museus, a trajetória destes como instituições educacionais se desenvolveu no decurso dos anos passando pela transmissão e imposição de ideias à consideração do visitante como sujeito ativo na construção e ressignificação do conhecimento, principalmente com o advento da nova museologia. Nesta abordagem, os museus não serão emissores de informação e os públicos receptores passivos de mensagens, hoje prima-se pela dialogia, relação na qual o público se torna um dos grandes agentes do fenômeno museu, enquanto espaço de grandes experiências e grandes realizações. Partindo destes pressupostos, o texto aqui apresentado, possui o objetivo de tecer a trajetória dos museus enquanto instituições educativas, especialmente com foco nos museus de ciência, ressaltando a importância das ações educativas. Partimos da premissa de que as ações educativas são importantes para a contribuição do sentido à experiência e, nesse contato homem/experiências/homem, o museu atua estimulando a aprendizagem de maneira diferenciada e interativa, promovendo assim, a possibilidade da relação dialógica. Os resultados nos levam da imersão no contexto histórico dos museus de ciência como espaços educativos ao reconhecimento das ações educativas como meios de relação e comunicação com os diversos públicos, colaborando para a democratização do acesso aos espaços culturais e, também na operação da relação ciência-público."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "AÇÕES EDUCATIVAS, EDUCAÇÃO, MUSEUS DE CIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID7556_03102017202016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULLY ANNE ALMEIDA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JULLY ANNE"
    "autor_email" => "jully_anne_lima@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37788
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3055
    "inscrito_id" => 7556
    "titulo" => "O LIMIAR DOS MUSEUS DE CIÊNCIA COMO INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EDUCATIVAS NA RELAÇÃO CIÊNCIA-PÚBLICO"
    "resumo" => "Enquanto espaço que visa o conhecimento social e pessoal, o museu possui diversas funções, se desenvolvendo perante as suas pesquisas, sua conservação, sua documentação, sua interpretação e também sobre sua função educativa, onde a realização de ações educativas motivam conexões entre as funções citadas, também conhecidas como processos museais. Ao longo da história dos museus, a trajetória destes como instituições educacionais se desenvolveu no decurso dos anos passando pela transmissão e imposição de ideias à consideração do visitante como sujeito ativo na construção e ressignificação do conhecimento, principalmente com o advento da nova museologia. Nesta abordagem, os museus não serão emissores de informação e os públicos receptores passivos de mensagens, hoje prima-se pela dialogia, relação na qual o público se torna um dos grandes agentes do fenômeno museu, enquanto espaço de grandes experiências e grandes realizações. Partindo destes pressupostos, o texto aqui apresentado, possui o objetivo de tecer a trajetória dos museus enquanto instituições educativas, especialmente com foco nos museus de ciência, ressaltando a importância das ações educativas. Partimos da premissa de que as ações educativas são importantes para a contribuição do sentido à experiência e, nesse contato homem/experiências/homem, o museu atua estimulando a aprendizagem de maneira diferenciada e interativa, promovendo assim, a possibilidade da relação dialógica. Os resultados nos levam da imersão no contexto histórico dos museus de ciência como espaços educativos ao reconhecimento das ações educativas como meios de relação e comunicação com os diversos públicos, colaborando para a democratização do acesso aos espaços culturais e, também na operação da relação ciência-público."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "AÇÕES EDUCATIVAS, EDUCAÇÃO, MUSEUS DE CIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID7556_03102017202016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULLY ANNE ALMEIDA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JULLY ANNE"
    "autor_email" => "jully_anne_lima@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Enquanto espaço que visa o conhecimento social e pessoal, o museu possui diversas funções, se desenvolvendo perante as suas pesquisas, sua conservação, sua documentação, sua interpretação e também sobre sua função educativa, onde a realização de ações educativas motivam conexões entre as funções citadas, também conhecidas como processos museais. Ao longo da história dos museus, a trajetória destes como instituições educacionais se desenvolveu no decurso dos anos passando pela transmissão e imposição de ideias à consideração do visitante como sujeito ativo na construção e ressignificação do conhecimento, principalmente com o advento da nova museologia. Nesta abordagem, os museus não serão emissores de informação e os públicos receptores passivos de mensagens, hoje prima-se pela dialogia, relação na qual o público se torna um dos grandes agentes do fenômeno museu, enquanto espaço de grandes experiências e grandes realizações. Partindo destes pressupostos, o texto aqui apresentado, possui o objetivo de tecer a trajetória dos museus enquanto instituições educativas, especialmente com foco nos museus de ciência, ressaltando a importância das ações educativas. Partimos da premissa de que as ações educativas são importantes para a contribuição do sentido à experiência e, nesse contato homem/experiências/homem, o museu atua estimulando a aprendizagem de maneira diferenciada e interativa, promovendo assim, a possibilidade da relação dialógica. Os resultados nos levam da imersão no contexto histórico dos museus de ciência como espaços educativos ao reconhecimento das ações educativas como meios de relação e comunicação com os diversos públicos, colaborando para a democratização do acesso aos espaços culturais e, também na operação da relação ciência-público.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.