Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: IMPORTÂNCIA, EXIGÊNCIAS E DESIGUALDADES

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, CONHECIMENTO, ENSINO-APRENDIZAGEM., AVALIAÇÃO, CONHECIMENTO, ENSINO-APRENDIZAGEM., AVALIAÇÃO, CONHECIMENTO, ENSINO-APRENDIZAGEM. Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      RESUMO: O presente artigo tem como objetivo fazer uma caracterização das práticas avaliativas no processo de ensino aprendizagem. Sabe-se que  a Avaliação Educacional vem assumindo uma posição de centralidade na formulação e implementação das políticas públicas no setor. A crise no setor educacional, em meio as grandes mudanças e transformações sociais, tem contribuído para que diferentes países, principalmente aqueles em desenvolvimento, passem a desenvolver por iniciativa própria, indução e/ou imposição dos organismos internacionais, mecanismos ou políticas de avaliação dos seus sistemas de ensino, por meio do rendimento escolar dos alunos. Atualmente este é um tema de grande relevância no campo educacional, conforme define Luckesi (1996, p. 33), "é como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista  uma tomada de decisão". Para a realização deste trabalho fez-se uso da pesquisa bibliográfica, onde tomou como base o pensamento de autores como: Esteban (2003), Haydt (2001), Hoffmann (1993), Méndez (2002), Santana (1995), Vasconcelos (1998 ), Souza ( 1995), entre outros que abordam sobre a temática estudada neste trabalho. Destaca-se também, os pressupostos da avaliação formativa, diagnóstica e a somativa. Nos referenciais bibliográficos consultados pode-se perceber que a avaliação nos diferentes espaços de produção do conhecimento, tem sido tradicionalmente considerada como um fator que ocorre no final do processo de produção do conhecimento. Sob esta ótica, foi fundamental perceber que a avaliação ocorre no decorrer de todo processo ensino aprendizagem.  Vale salientar a importância da prática avaliativa contínua, pois, somente assim, o professor será capaz de fazer um acompanhamento do desempenho do aluno no processo de aprendizagem, o  que favorecerá um aprendizado mais significativo.\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo fazer uma caracterização das práticas avaliativas no processo de ensino aprendizagem. Sabe-se que a Avaliação Educacional vem assumindo uma posição de centralidade na formulação e implementação das políticas públicas no setor. A crise no setor educacional, em meio as grandes mudanças e transformações sociais, tem contribuído para que diferentes países, principalmente aqueles em desenvolvimento, passem a desenvolver por iniciativa própria, indução e/ou imposição dos organismos internacionais, mecanismos ou políticas de avaliação dos seus sistemas de ensino, por meio do rendimento escolar dos alunos. Atualmente este é um tema de grande relevância no campo educacional, conforme define Luckesi (1996, p. 33), "é como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão". Para a realização deste trabalho fez-se uso da pesquisa bibliográfica, onde tomou como base o pensamento de autores como: Esteban (2003), Haydt (2001), Hoffmann (1993), Méndez (2002), Santana (1995), Vasconcelos (1998 ), Souza ( 1995), entre outros que abordam sobre a temática estudada neste trabalho. Destaca-se também, os pressupostos da avaliação formativa, diagnóstica e a somativa. Nos referenciais bibliográficos consultados pode-se perceber que a avaliação nos diferentes espaços de produção do conhecimento, tem sido tradicionalmente considerada como um fator que ocorre no final do processo de produção do conhecimento. Sob esta ótica, foi fundamental perceber que a avaliação ocorre no decorrer de todo processo ensino aprendizagem. Vale salientar a importância da prática avaliativa contínua, pois, somente assim, o professor será capaz de fazer um acompanhamento do desempenho do aluno no processo de aprendizagem, o que favorecerá um aprendizado mais significativo. Palavras-chave: Avaliação, Conhecimento, Ensino-aprendizagem.

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