Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO SOBRE POLUIÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PARNAÍBA (PI)

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, ESCOLA, EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35993
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1592
    "inscrito_id" => 3003
    "titulo" => "ATIVIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO SOBRE POLUIÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PARNAÍBA (PI)"
    "resumo" => "A natureza é um grande patrimônio da sociedade e, sendo assim, a Educação Ambiental surge como uma prática social em que está presente a preocupação relacionada à preservação da riqueza natural no ambiente ao qual todos os seres estão inseridos. Essa atividade foi realizada em junho de 2017, no período da manhã com todos os alunos dos 3os anos de uma escola pública de Parnaíba (PI). Ocorreu no pátio da escola por meio de observações dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Biológicas e contou com a presença de alguns professores da escola. Inicialmente houve uma abordagem sobre o tema, poluição ambiental, logo depois foi realizado um jogo de tabuleiro contendo perguntas respectivas ao tema. Antes de se iniciar as atividades foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas relacionadas a poluição ambiental, a fim de que se pudesse avaliar o conhecimento prévio que os alunos tinham sobre o assunto. Assim, também foi aplicado o mesmo questionário no fim das atividades para consolidar o conhecimento obtido pelos alunos ao final do que lhes foi proposto. Durante o jogo foi possível verificar uma boa integração e comunicação entre os membros das equipes, os alunos estavam empolgados e prestativos, expressando também o que já sabiam a respeito, o que auxiliou para que todo o tema em estudo fosse compreendido de forma prazerosa. Permitindo-se aferir que os estudantes adquiriram novos conhecimentos com as atividades propostas, todos eles se mostraram conhecedores do que é poluição ambiental, quais os tipos de poluição e os impactos que elas podem trazer ao meio ambiente. A atividade realizada resultou em respostas positivas, observou-se um grande interesse da parte dos alunos, sendo de grande importância para os mesmos, visto que, através de uma educação ambiental feita na escola eles podem desenvolver um senso crítico e assim ver as questões ambientais com um novo olhar dando a sua devida importância. Nesse trabalho realizado os alunos tiveram a oportunidade de obter um conhecimento formal sobre poluição ambiental e como a mesma é prejudicial ao meio ambiente e aos seres dependentes do mesmo, e por meio do ensino obtido, pode induzi-los a colocar em prática boas atitudes de preservação para com a natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, ESCOLA, EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID3003_10092017233444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAYLHITTA LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAYLHITTA LIMA"
    "autor_email" => "KAYLITALIMA@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35993
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1592
    "inscrito_id" => 3003
    "titulo" => "ATIVIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO SOBRE POLUIÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PARNAÍBA (PI)"
    "resumo" => "A natureza é um grande patrimônio da sociedade e, sendo assim, a Educação Ambiental surge como uma prática social em que está presente a preocupação relacionada à preservação da riqueza natural no ambiente ao qual todos os seres estão inseridos. Essa atividade foi realizada em junho de 2017, no período da manhã com todos os alunos dos 3os anos de uma escola pública de Parnaíba (PI). Ocorreu no pátio da escola por meio de observações dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Biológicas e contou com a presença de alguns professores da escola. Inicialmente houve uma abordagem sobre o tema, poluição ambiental, logo depois foi realizado um jogo de tabuleiro contendo perguntas respectivas ao tema. Antes de se iniciar as atividades foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas relacionadas a poluição ambiental, a fim de que se pudesse avaliar o conhecimento prévio que os alunos tinham sobre o assunto. Assim, também foi aplicado o mesmo questionário no fim das atividades para consolidar o conhecimento obtido pelos alunos ao final do que lhes foi proposto. Durante o jogo foi possível verificar uma boa integração e comunicação entre os membros das equipes, os alunos estavam empolgados e prestativos, expressando também o que já sabiam a respeito, o que auxiliou para que todo o tema em estudo fosse compreendido de forma prazerosa. Permitindo-se aferir que os estudantes adquiriram novos conhecimentos com as atividades propostas, todos eles se mostraram conhecedores do que é poluição ambiental, quais os tipos de poluição e os impactos que elas podem trazer ao meio ambiente. A atividade realizada resultou em respostas positivas, observou-se um grande interesse da parte dos alunos, sendo de grande importância para os mesmos, visto que, através de uma educação ambiental feita na escola eles podem desenvolver um senso crítico e assim ver as questões ambientais com um novo olhar dando a sua devida importância. Nesse trabalho realizado os alunos tiveram a oportunidade de obter um conhecimento formal sobre poluição ambiental e como a mesma é prejudicial ao meio ambiente e aos seres dependentes do mesmo, e por meio do ensino obtido, pode induzi-los a colocar em prática boas atitudes de preservação para com a natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, ESCOLA, EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID3003_10092017233444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAYLHITTA LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAYLHITTA LIMA"
    "autor_email" => "KAYLITALIMA@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A natureza é um grande patrimônio da sociedade e, sendo assim, a Educação Ambiental surge como uma prática social em que está presente a preocupação relacionada à preservação da riqueza natural no ambiente ao qual todos os seres estão inseridos. Essa atividade foi realizada em junho de 2017, no período da manhã com todos os alunos dos 3os anos de uma escola pública de Parnaíba (PI). Ocorreu no pátio da escola por meio de observações dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Biológicas e contou com a presença de alguns professores da escola. Inicialmente houve uma abordagem sobre o tema, poluição ambiental, logo depois foi realizado um jogo de tabuleiro contendo perguntas respectivas ao tema. Antes de se iniciar as atividades foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas relacionadas a poluição ambiental, a fim de que se pudesse avaliar o conhecimento prévio que os alunos tinham sobre o assunto. Assim, também foi aplicado o mesmo questionário no fim das atividades para consolidar o conhecimento obtido pelos alunos ao final do que lhes foi proposto. Durante o jogo foi possível verificar uma boa integração e comunicação entre os membros das equipes, os alunos estavam empolgados e prestativos, expressando também o que já sabiam a respeito, o que auxiliou para que todo o tema em estudo fosse compreendido de forma prazerosa. Permitindo-se aferir que os estudantes adquiriram novos conhecimentos com as atividades propostas, todos eles se mostraram conhecedores do que é poluição ambiental, quais os tipos de poluição e os impactos que elas podem trazer ao meio ambiente. A atividade realizada resultou em respostas positivas, observou-se um grande interesse da parte dos alunos, sendo de grande importância para os mesmos, visto que, através de uma educação ambiental feita na escola eles podem desenvolver um senso crítico e assim ver as questões ambientais com um novo olhar dando a sua devida importância. Nesse trabalho realizado os alunos tiveram a oportunidade de obter um conhecimento formal sobre poluição ambiental e como a mesma é prejudicial ao meio ambiente e aos seres dependentes do mesmo, e por meio do ensino obtido, pode induzi-los a colocar em prática boas atitudes de preservação para com a natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.