O presente texto analisa como o ensino de História africana está sendo abordado nas questões da prova do novo ENEM, localizadas na área de ciências humanas e suas tecnologias. Para realizar a investigação, utilizamos como recorte um dos objetos de conhecimento associados: diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, que contém os eixos de orientação para a História africana, sendo eles as matrizes de referência que compõem as ciências humanas e suas tecnologias. Objetivamos ampliar a discussão sobre como as questões problematizam, debatem e valorizam os diversos aspectos da inter-relação Brasil/África em cumprimento com a Lei 10.6392003. Dentre os autores pesquisados, temos Castro (2005), Torres (2007), Schwarcz (1993), KI-zerbo (2010), Almeida (2010), Bittencourt (2009), entre outros. Utilizamos a análise de conteúdo para avaliar as questões. Foram analisadas as 45 (quarenta e cinco) questões pertinentes à área de ciências humanas e suas tecnologias na prova de 2016. Identificamos 04 (quatro) questões relacionadas a prova do novo ENEM. Diante da pesquisa empreendida, podemos concluir que, ao debater a História africana, seguimos na direção de superar discursos e práticas sociais racistas presentes no cotidiano escolar, bem como de ampliar conquistas de direitos contra os preconceitos raciais praticados há décadas na sociedade brasileira.