A Física mesmo sendo uma ciência experimental, atividades práticas dessa disciplina são pouco comuns nas escolas, principalmente devido a limitada infraestrutura disponível para a realização de aulas experimentais, o que resulta em um quadro desanimador tanto para os professores quanto para os estudantes. As atividades experimentais nos laboratórios têm sido consideradas como essenciais para uma aprendizagem mais eficiente, na medida em que torna o aprendizado mais significante e consistente, além de despertar no aluno o maior interesse pelo tema. A realidade das escolas públicas na cidade de Bragança – PA não é diferente da referenciada. Então, neste trabalho apresentamos uma análise a partir de dados coletados durante uma visita de estudantes de uma escola pública desta cidade ao laboratório de Física do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Bragança. Nossa intenção com essa atividade foi possibilitar um momento de aprendizagem mais dinâmico e atrativo por meio da apresentação de experimentos referente aos assuntos que os mesmo viram em sala de aula pelo professor da disciplina. A atividade contou com a presença de 47 estudantes e foi realizada no período diurno. O percurso metodológico envolveu três etapas, as quais envolviam a distribuição dos estudantes em 5 grupos para acompanhar a realização dos experimentos, a aplicação dos questionários e o relato de experiências dos alunos.