GESTÃO PARTICIPATIVA: UM ESTUDO NA UNIDADE ESCOLAR LETÍCIA MACEDO NO MUNICÍPIO DE ANÍSIO DE ABREU - PI
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37107 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1108 "inscrito_id" => 5185 "titulo" => "GESTÃO PARTICIPATIVA: UM ESTUDO NA UNIDADE ESCOLAR LETÍCIA MACEDO NO MUNICÍPIO DE ANÍSIO DE ABREU - PI" "resumo" => "Em um processo de gestão democrática e participativa, o gestor precisa estar consciente que ele sozinho não irá conseguir alcançar o que se propõe; ao contrário, precisa valorizar a sua equipe escolar para ter o seu apoio nas tomadas de decisões das ações da escola. Criar um clima de trabalho favorável às mudanças provocadas pelo desenvolvimento das pessoas, e ir além, transformar os momentos de aprendizagem coletiva, marcado por relações interpessoais harmoniosas, comunicação eficiente, confiança e engajamento em diretrizes, objetivos e metas comuns. Sendo assim, a atuação do gestor, objetiva uma perspectiva democrática, permitindo que a equipe escolar se sinta responsável pela escola como um todo e comprometida com o seu objetivo maior, a formação do aluno. Ultimamente muitos são os avanços dentro das políticas educacionais. Porém entende-se que cada escola possui uma realidade específica, desta forma o presente trabalho tem como objetivos compreender a importância de uma gestão democrática no ambiente escolar, bem como fazer uma discussão acerca do processo de Gestão participativo que incorpore os diferentes olhares presentes no dia-a-dia da unidade escolar Leticia Macedo no município de Anísio de Abreu- PI. No procedimento metodológico adotou-se uma pesquisa de campo, bem com realizou uma pesquisa bibliográfica com autores que trabalham a temática em questão. O interesse pela a temática deu-se devido já ter sido gestor da escola pesquisa e perceber que a gestão é compartilhada por todos que fazem a escola. A intenção é sensibilizar gestores e professores da importância de uma gestão compartilhada para a concretização de uma aprendizagem significativa. No campo social, espera-se que este trabalho contribua para maiores conhecimentos sobre o tema em questão e sirva como referências para a realização de outros trabalhos acadêmicos. Os resultados apresentados revelam que a equipe gestora realiza uma gestão democrática participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, INTERAÇÃO, ENGAJAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5185_08092017233141.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON PINDAIBA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GERSON" "autor_email" => "gersonpindaiba@yahoo.com." "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37107 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1108 "inscrito_id" => 5185 "titulo" => "GESTÃO PARTICIPATIVA: UM ESTUDO NA UNIDADE ESCOLAR LETÍCIA MACEDO NO MUNICÍPIO DE ANÍSIO DE ABREU - PI" "resumo" => "Em um processo de gestão democrática e participativa, o gestor precisa estar consciente que ele sozinho não irá conseguir alcançar o que se propõe; ao contrário, precisa valorizar a sua equipe escolar para ter o seu apoio nas tomadas de decisões das ações da escola. Criar um clima de trabalho favorável às mudanças provocadas pelo desenvolvimento das pessoas, e ir além, transformar os momentos de aprendizagem coletiva, marcado por relações interpessoais harmoniosas, comunicação eficiente, confiança e engajamento em diretrizes, objetivos e metas comuns. Sendo assim, a atuação do gestor, objetiva uma perspectiva democrática, permitindo que a equipe escolar se sinta responsável pela escola como um todo e comprometida com o seu objetivo maior, a formação do aluno. Ultimamente muitos são os avanços dentro das políticas educacionais. Porém entende-se que cada escola possui uma realidade específica, desta forma o presente trabalho tem como objetivos compreender a importância de uma gestão democrática no ambiente escolar, bem como fazer uma discussão acerca do processo de Gestão participativo que incorpore os diferentes olhares presentes no dia-a-dia da unidade escolar Leticia Macedo no município de Anísio de Abreu- PI. No procedimento metodológico adotou-se uma pesquisa de campo, bem com realizou uma pesquisa bibliográfica com autores que trabalham a temática em questão. O interesse pela a temática deu-se devido já ter sido gestor da escola pesquisa e perceber que a gestão é compartilhada por todos que fazem a escola. A intenção é sensibilizar gestores e professores da importância de uma gestão compartilhada para a concretização de uma aprendizagem significativa. No campo social, espera-se que este trabalho contribua para maiores conhecimentos sobre o tema em questão e sirva como referências para a realização de outros trabalhos acadêmicos. Os resultados apresentados revelam que a equipe gestora realiza uma gestão democrática participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, INTERAÇÃO, ENGAJAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5185_08092017233141.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON PINDAIBA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GERSON" "autor_email" => "gersonpindaiba@yahoo.com." "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }